Cotidiano

Há 20 anos a sua missão é realizar sonhos

No dia 7 de janeiro de 1999 o Senac era inaugurado em Roraima

A exemplo de Débora Kokoginski, que hoje é dona de um grande salão de beleza e estética graças ao reconhecimento que obteve por meio do “Técnico em Estética” que estudou no Senac Roraima, Yngrid Oliveira fazia artes de forma amadora para ajudar na loja de sua mãe, fez o curso de “Formação em Adobe” para aprender mais e hoje vislumbra outra opção de carreira além da sua licenciatura em História.

Os valores sobre comprometimento e ética que Emerson Guilherme conheceu no Programa de Aprendizagem Comercial foram cruciais para que ele fosse efetivado no seu estágio em uma distribuidora de alimentos.

Se fosse possível conversar com todas as pelo menos 220 mil pessoas que já estudaram no Senac Roraima ao longo dos seus 20 anos, se repetiriam as histórias sobre retraçar a própria trajetória, descobrir uma vocação, ganhar autonomia e qualidade de vida. Mas quem teve a oportunidade de agradecer, seja em momentos como sua formatura ou em uma entrevista, constata que quem passa pelas salas de aula presenciais ou à distância da instituição nunca mais é o mesmo.

Início

A ideia de que a educação transforma a própria vida e a de toda a sociedade era bem presente no empresário Airton Dias, juntamente com um grupo de empreendedores responsáveis por implementar a Federação do Comércio em Roraima em 1991. Eles não mediram esforços para que no dia 7 de janeiro de 1999 o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também chegasse ao Estado, ainda que em um pequeno prédio alugado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com capacidade para receber apenas 525 pessoas diariamente.

A qualidade do seu ensino chamou a atenção desde o início: mais do que formação técnica, a instituição promovia o empreendedorismo e reforçava valores como a sustentabilidade e a dedicação. Seus alunos foram atraindo outros, permitindo que em 2004 a atual sede no bairro São Francisco (zona Norte) fosse inaugurada, seguida pela unidade do bairro Asa Branca (zona Oeste) em 2010 e pelo Centro de Idiomas no bairro Aparecida (zona Norte) em 2013, contemplando a capital Boa Vista. Em 2014 foi a vez do interior, que atualmente conta com quatro polos: São João da Baliza, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Caracaraí.

Mas para realizar um sonho, não é mais necessário estar somente em um desses locais ou ter condições de investimento. O Programa Senac de Gratuidade (cursos gratuitos para pessoas de baixa renda) chegou nas unidades de Roraima e graças ao trabalho coletivo de todas as pessoas que fazem parte da instituição, parcerias foram realizadas para que os cursos também acontecessem em salas de aula de escolas públicas, faculdades, comunidades indígenas e abrigos para que bairros distantes em Boa Vista e todos os municípios do Estado fossem alcançados. A plataforma de ensino à distância do Senac nacional também permite que se façam cursos livres, técnicos, de idiomas, graduação e pós.

Resultados

Com o falecimento de Airton Dias em 2016, a presidência do Sistema Fecomércio foi assumida pelo também empresário Ademir dos Santos. Ademir, que já havia sido tesoureiro e vice-presidente da Fecomércio e conselheiro do Senac, é conhecido por compreender as dores do varejo local. Ele também assiste de perto aos acontecimentos envolvendo o Senac e admira a credibilidade da instituição entre os gestores, uma vez que currículos de seus ex-alunos são bastante procurados para compor os quadros de funcionários (graças ao programa Banco de Oportunidades).

Credibilidade que passa ainda pela escolha dos gestores por se matricularem e a seus colaboradores em cursos In Company (sob demanda) ou do programa Senac Varejo (destinado a esse público) e a seus estagiários no Programa de Aprendizagem Comercial.

São mais de 180 opções de cursos, mais de 17 mil pessoas atendidas por cursos e ações extensivas e mais de 700 ex-alunos encaminhados a entrevistas de emprego em 2018. Além de projetos como a Esquina Americana (parceria do Centro de Idiomas com a Embaixada dos EUA para a realização de eventos, clubes de conversação e orientação para intercâmbio, todos gratuitos); campeonatos locais e nacionais; treinamentos constantes de seus colaboradores; atendimentos de beleza, saúde, lazer e cidadania e inúmeros projetos e eventos promovidos para levar conhecimento, autoestima e oportunidade de melhora de vida às pessoas.

A diretora regional Lisiane Carnetti agradeceu: “nesses 20 anos o Senac tem realizado sonhos de pessoas em todo o Estado, o que só aconteceu graças à dedicação tanto do nosso Conselho Regional quanto de cada um dos colaboradores que compõem a nossa família Senac, pois todos os que passam por aqui deixam a sua marca”. 

Fonte: Ascom Senac RR