Cotidiano

Hemoraima conta com apenas uma bolsa de O- no estoque

A tipagem sanguínea O-, que e é doadora universal, tem apenas uma bolsa em armazenamento

Desde o fim do ano passado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem encontrado dificuldades para manter o estoque por conta do período de férias. É nessa época que as pessoas aproveitam para viajar e isso impacta no número de doadores. A meta diária de doações é de 50 bolsas de sangue, no entanto, atualmente este número baixou para 30.

O estoque encontra-se extremamente baixo. A tipagem sanguínea O-, que e é doadora universal, tem apenas uma bolsa em armazenamento, quando o mínimo ideal é 20 bolsas. “É importante falar que a doação é o único meio que temos de obter o sangue e ajudar as pessoas que precisam dele para sobreviver, seja por doenças, acidentes ou em cirurgias”, ressaltou o gerente da coleta de sangue do Hemoraima, Isaías Magalhães.

Por isso, a Unidade está convocando os doadores que estão na cidade e aqueles que tem interesse em se tornar um doador de sangue para que procurem o Hemoraima e ajudem a salvar vidas.

FUNCIONAMENTO – O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, também é possível agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831. A Unidade fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima)

COMO DOAR – O candidato precisa pesar mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta.  No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhado dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.