Política

Hoje é o último dia para emitir, transferir ou regularizar título

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) encerra hoje, 9 de maio, o prazo para o fechamento do cadastro de eleitores

Os interessados em votar nas eleições gerais deste ano têm até hoje, dia 9 de maio, para tirarem o primeiro título de eleitor, realizar transferência ou revisão de dados. O atendimento acontece das 8h às 15h nos Cartórios Eleitorais de Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí, São Luiz, Rorainópolis e Pacaraima, além dos postos de atendimento instalados pela Justiça Eleitoral em Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Normandia e Uiramutã.

Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título, se tiver. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

Neste ano, serão realizadas eleições gerais para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Para que esse processo transcorra normalmente, a Justiça Eleitoral precisa estar com o cadastro de eleitores em dia. Por isso, os cidadãos que ainda não procuraram os cartórios para regularizar qualquer tipo de pendência existente junto ao TRE-RR devem ficar atentos, pois o prazo para o fechamento do cadastro termina hoje.

A presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, lembra que o prazo de 9 de maio é improrrogável. “Quem quiser participar do processo democrático em 2018 deve procurar a Justiça Eleitoral até 9 de maio. Estamos fazendo a nossa parte disponibilizando pessoal, estrutura e atendimento descentralizado. Esperamos que o cidadão corresponda a esse trabalho”, frisou.

O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 e mais os analfabetos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar. As pessoas que vão completar 16 anos até o dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, podem tirar o primeiro título de eleitor. Para transferir o título, o eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

Com o título cancelado, o eleitor sofre uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e regularizar CPF, tomar posse em cargo público, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras. Os eleitores que não estiverem com a situação regular junto à Justiça Eleitoral não poderão votar nas eleições deste ano.

REZONEAMENTO – Todos os eleitores que votam nos dez bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral – Asa Branca, Buritis, Caimbé, Cauamé, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Tancredo Neves, Caranã e União – precisam substituir o título. O local de votação não mudou. Foram alteradas apenas as informações no documento, como o número da zona e seção eleitoral.

E-TÍTULO – Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível.

Os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório da 1ª ZE. O e-Título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação. Baixe o aplicativo e-Título e evite filas.