Política

IFRR promove Semana para orientar sobre Empreendedorismo e Inovação

Objetivo é trazer conhecimento para a população e estudantes que buscam um mercado de trabalho diferente do serviço público

Com objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma cultura mais dinâmica voltada ao trabalho no Estado, o Instituto Federal de Roraima promove a 2ª edição da Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR. O evento acontece dos dias 16 a 21 de setembro.

O presidente da comissão organizadora da Semei 2019 e coordenador de empreendedorismo do IFRR, professor Wilson Alves, informou que o pensamento é dar novas ideias à população do Estado no âmbito do mercado de trabalho, considerando que Roraima ainda é muito conhecida pela ‘economia do contracheque’.

“Ainda temos muito no Estado a mentalidade de estudar, terminar o curso superior e passar em um concurso público. Não tiro o mérito de quem pensa dessa forma. Mas tentamos mostrar aos nossos alunos que existem outros caminhos”, disse Alves, em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 100.3 FM, no domingo, 08. 

“Se você quer realizar seus sonhos e ter uma vida confortável através do empreendedorismo. Ou se você quer ser servidor público e também empreender. Com o conhecimento que temos hoje, é possível ter uma base para utilizar ao seu benefício próprio. Tentamos sensibilizar o nosso estudante e a comunidade em geral através dos nossos cursos de extensão, para empreender e crescer e, quem sabe, gerar novos empregos”, afirma.

O professor também afirma que é preciso discutir não só os atrativos do empreendedorismo, mas também os seus percalços, para que quem tenha vontade de enveredar por esse ramo não desista na primeira dificuldade.

“Nós vemos que muitos decidem empreender não pela vontade, mas pela necessidade, por conta do momento econômico que o Brasil vem passando. As pessoas começaram a investir em pequenos negócios, em lanches, venda de produtos. Embora tenha a vontade de crescer, tem muita chance de não dar certo pela falta de conhecimento. É isso que queremos chamar a atenção”, afirma.

Wilson acredita que com o conhecimento de base, a capacitação e treinamento das pessoas é mais fácil que o empreendimento iniciado como uma aposta acabe virando algo duradouro. “Então abordamos como podemos alavancar as vendas do meu serviço, utilizar as redes sociais a favor da minha empresa. Tudo isso será discutido durante a Semei 2019”, relata. 

“A gente percebe que existem várias pessoas interessadas em empreender, mas queremos que elas invistam em um lugar que vai durar, vai ajudar no sustento da família e até na economia do país”, finalizou.

Confira a programação da Semana de Empreendedorismo e Inovação 

A segunda edição da Semei, do IFRR, acontece em duas etapas: de 16 a 18 de setembro, em todos os campi da instituição, e de 19 a 21 de setembro, no Sebrae Roraima e no campus Boa Vista.

Entre os serviços que serão disponibilizados gratuitamente estão palestras, oficinas, relatos de experiências exitosas, mesas-redondas, encontro de iniciação científica e tecnológica, e ideathon da Semei (maratona de desenvolvimento de ideias em modelos de negócios). 

Destaques da programação

O destaque do dia 19 de setembro fica para a palestra “Aprendizagem criativa e a Educação do Futuro”, com Felipe Gonzalez, especialista em inovação e design educacional, co-fundador da consultoria criativa Comnaction, embaixador do Angelhack, maior série de Hackathons do mundo e pesquisador convidado do programa de imersão em tecnologias para impacto social pelo Center of Civic Media do MIT Media Lab. 

Já no dia 20, os destaques ficam para a mesa-redonda “Desafios e perspectivas da Inovação no Estado de Roraima”, que contará com representantes da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), Embrapa, Governo do Estado e Sebrae; e o lançamento da marca da incubadora de empresas do IFRR. A programação completa e a inscrição no evento pode ser feita no site da Semei 2019.

MOTIVAÇÃO – Segundo a organização, entre os objetivos do evento estão o de desenvolver uma cultura empreendedora local que apresente retorno positivo para Roraima, além de instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, capaz de empreender e inovar, tanto na área empresarial quanto na social, e sensibilizar alunos do ensino médio do IFRR, graduandos do ensino superior de instituições públicas e privadas, docentes, ONGs e comunidade em geral acerca do empreendedorismo e da carreira empreendedora. (P.C.)