Cotidiano

IPER prorroga prazo de agendamento do Censo Previdenciário

O agendamento para o atendimento em Boa Vista foi prorrogado até o dia 15 de julho

Por Ana Gabriela Gomes

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER) prorrogou o prazo de agendamento do Censo Previdenciário até o dia 15 de julho, a fim de aumentar ainda mais os números de servidores já atualizados. Em Boa Vista, cerca de seis mil pessoas já foram recenseadas, o que corresponde a 30% do total de 18 mil segurados em todo o Estado de Roraima. O Censo Previdenciário encerra no dia 29 de julho.

Todos os servidores estaduais públicos de cargo efetivo, inativo e pensionista devem realizar a atualização de cadastro para garantir a concessão dos benefícios previdenciários aos respectivos e seus dependentes.

O não cumprimento da atualização resultará na suspensão dos pagamentos, que somente será restabelecido após a regularização. Além de uniformizar cadastros, o Censo também propicia a elaboração do estudo atuarial anual e prepara o cadastro de pessoas para unificação do sistema de Gestão e Recursos Humanos do Estado, para traçar políticas de valorização e capacitação dos servidores.

Realizado apenas em Boa Vista em razão do número de habitantes, o agendamento online é o primeiro passo do procedimento. Para tanto, o servidor deve entrar no site do IPER (www.iperr.rr.gov.br) ou do Governo do Estado (www.rr.gov.br) e selecionar local, dia e horário para atendimento, que está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O agendamento foi pensado para melhor atender os servidores, que têm livre escolha para decidir o melhor momento de ser atendido. Quase 6.595 pessoas já foram agendadas e aguardam o serviço.

Os postos de atendimento estão localizados na Academia Integrada Coronel Santiago (APICS/RR), no bairro Canarinho, zona Leste, Unidade Acadêmica Professora Maria Odete Cavalheiros Pena (Univirr), no bairro Tancredo Neves, zona Oeste e na antiga sede do IPER, na avenida Glaycon de Paiva, Centro de Boa Vista.

Para o atendimento dos segurados no interior, os mesmos deverão aguardar a chamada que será feita em cada município nos pólos da Universidade Virtual de Roraima (Univirr). O atendimento é por ordem de chegada, sem a necessidade do agendamento online. São Luiz do Anauá e São João da Baliza, ao Sul do Estado, Alto Alegre, a Centro-Oeste e Amajari, ao Norte de Roraima já finalizaram o processo.

Para mais informações, os interessados podem enviar email para [email protected] ou ligar para os números 2121-3950 ou 2121-3951.