Cotidiano

Imigrantes são enviados para cidade do Sul do país

Com mais este processo, o 20ª realizado somente este ano, sobe para 3.253 o número de venezuelanos contemplados pelo programa do Governo Federal

A Força-Tarefa Logística Humanitária, por meio da Operação Acolhida, realizou nesta sexta-feira, 7, o envio de mais 30 venezuelanos no processo de interiorização de imigrantes no país. A cidade de Itapiranga (SC) foi à escolhida nesta que é a 20ª etapa.

De acordo com o departamento de comunicação da Operação Acolhida, o processo adotado para o envio de hoje é o de interiorização na modalidade inserção laboral, na qual o imigrante é encaminhado para a cidade com proposta de emprego garantida.

Os voluntários saíram do Abrigo Rondon 2 às 5h30 para a cidade de Manais (AM). De lá, eles embarcam em voo comercial na madrugada desde sábado, 8, para a cidade de Porto Alegre (RS), para só depois disso serem encaminhados para Itapiranga.

As aeronaves da empresa Gol, bem como as passagens, foram cedidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que auxilia nos trabalhos realizados pela Operação Acolhida em Roraima.

Do dia 5 de abril até o presente momento, a Força-Tarefa já realizou 3.253 envios para 28 cidades do país. O processo de seleção dos voluntários é feito em parceria com o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), entidade parceira do Exército nas atividades humanitárias nos abrigos.

Além de orientações sobre o processo, os imigrantes também passam por regularização documental e ações de imunização. As entidades fazem o acompanhamento até que o voluntário consiga se sustentar por conta própria.

ENVIOS POR CIDADES – Dos 3.253, 565 foram encaminhados para São Paulo (SP); 500 para Manaus (AM); 309 para Canoas (RS); 223 para Esteio (RS); 220 para Balneário Camboriú (SC); 164 Cuiabá (MT); 158 para Rio de Janeiro (RJ); 144 para Brasília (DF); 131 para Curitiba (PR); 120 para Igarassu (PE); 86 para Goioerê (RS); 86 para Porto Alegre (RS); 83 para João Pessoa; 80 para Cachoeirinha (RS); 71 para Palhoça (SC); 62 para Guarulhos (SP); 61 para Conde (PB); 60 para Caicó (RN); 52 para Chapada (RS); 30 para Itapiranga (SC); 25 para Alagoinhas (BA); 20 para Araçariguama (SP); 17 para Foz do Iguaçu; 7 para Chapecó (SC); 7 para Florianópolis; 6 para Ponta Porã; 5 para Salvador (BA); 4 para Londrina (PR) e 3 para Cacoal (RO).