Cotidiano

Imigrantes venezuelanos improvisam moradia em antiga lagoa

Ocupação irregular foi denunciada por moradores do bairro; prefeitura não se manifestou sobre caso

A falta de vagas em abrigos e de dinheiro para conseguir manter o aluguel de um imóvel fez com que famílias ocupassem a área de uma antiga lagoa no Rua Raimundo Penafort, bairro Cambará. A ocupação irregular foi denunciada por moradores na manhã de ontem, 15.

Uma equipe da FolhaWeb foi até o local. Quase 50 famílias estariam montando barracos improvisados na região, que não oferece a mínima condição para abrigar as pessoas. 

“Estamos limpando a área para ver se dá para todo mundo se abrigar nela”, contou Gabriel Arae, 37 anos.

Natural da cidade de El Tigre, Arae contou que trabalhava como petroleiro. Assim como muitos venezuelanos, acabou sendo atingido pela forte crise financeira que assola o país vizinho, sendo forçado a sair da Venezuela com a mulher e dois filhos.

“Estamos fazendo a limpeza desse local desde ontem [domingo, 14]. Infelizmente, não temos para onde ir. Não temos dinheiro para bancar aluguel, não temos emprego e a única solução que encontramos foi esse terreno”, completou.

Vale lembrar que uma ação civil do Ministério Público de Roraima (MPRR) resultou em uma determinação judicial que obriga a Prefeitura de Boa Vista a implementar um programa de monitoramento da população em situação de rua, no prazo de 60 dias. A decisão saiu no último dia 3.

A Redação entrou em contato com a administração municipal para saber se tem conhecimento da ocupação, e também com a Operação Acolhida, responsável pelas ações de assistência ao imigrante, mas não houve respostas.