Cotidiano

Índice de abstenção no vestibular da Universidade Federal é de 15%

Ao todo, foram ofertadas 811 vagas para as modalidades Prova Integral e Processo Seletivo Seriado – 3ª Etapa

Foi realizado neste domingo, 26, o Vestibular 2018 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao todo, foram ofertadas 811 vagas para as modalidades Prova Integral (PI) e Processo Seletivo Seriado – 3ª Etapa (PSS/E3), distribuídas entre os 38 cursos de graduação da UFRR. Dos 9.916 inscritos, 1.452 faltaram a Prova Integral e o Processo Seletivo Seriado 1ª, 2ª e 3ª etapa, o que equivale a cerca de 15% dos inscritos.

A candidata Vanusa Rodrigues, concorrente ao curso de Direito, o segundo mais concorrido da instituição, considerou a prova fácil. Estudante do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Vanusa explicou que a metodologia de ensino e o período integral de estudo na instituição contribuíram para a avaliação. Dentre os temas disponíveis para a redação, o escolhido foi a Crise na Venezuela. “Pra mim, foi o assunto que eu melhor poderia contextualizar”, disse.

Para a candidata Karla Cristiany, que pretende ingressar no curso de Medicina, o mais concorrido da UFRR, o nível da prova foi satisfatório, bem como o tema da redação. Assim como Vanusa, ela escolheu a Crise na Venezuela por considerar atual e pertinente com a realidade do Estado. “Eu estava meio sem prática para fazer a prova, então fiz um pouco mais devagar, mas consegui fazer tudo”, relatou.

Outra candidata, que preferiu não se identificar, fez uma denúncia à equipe de reportagem da Folha. Segundo a candidata, o fiscal da sala onde ficou não marcou a hora da prova. “Ele disse que era proibido. Só informaram o tempo mínimo de permanência e avisaram quando faltava uma hora. Me senti prejudicada, porque a questão do tempo é importante pra quem se prepara”, lamentou.

Em relação ao assunto, Karla informou que o fiscal da sala onde ficou só anunciava o tempo quando era solicitado. Ela informou que não chegou a procurar o assunto no edital, mas que a situação pode ter prejudicado outros candidatos. “Eu acho isso errado, porque a gente trabalha com tempo na prova, então a gente precisa saber para acelerar o processo”, frisou.

TEMPO – Em relação à denúncia, o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (CPV), Antônio Giocondi, explicou que o fiscal apenas marca o início da prova. Após isso, o responsável por anunciar os horários é o chefe. Se a prova começa 8h10, a exemplo, 9h10 a hora é anunciada. Depois disso, o chefe anuncia quantas horas restam. “Faltam quatro horas, três horas, duas horas e por aí vai”, disse.

RECURSO – Os candidatos podem entrar com recurso por meio do formulário eletrônico disponibilizado no site da CPV (ufrr.br/cpv) em até dois dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

GABARITO – O gabarito preliminar da prova objetiva foi divulgado no site da CPV no início da noite de ontem. Após a divulgação dos gabaritos oficiais, a Comissão faz a correção das provas e, posteriormente, a divulgação das respectivas pontuações preliminares, conforme previsto no edital. Concluídos os julgamentos dos recursos, serão divulgadas as classificações, preliminar e final, previstas para o dia 9 de fevereiro de 2018. (A.G.G)