Cotidiano

Indígenas venezuelanos bloqueiam posto de combustível na fronteira

Turistas brasileiros que estão viajando para a Venezuela de férias são os mais prejudicados com o protesto

Índios da comunidade Santo Antônio Del Morichal, de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, fronteira com Pacaraima, Norte do Estado, fecharam o posto de combustível internacional da região, nesta segunda-feira, não permitindo a venda de gasolina, o que tem afetado a população daquele país e turistas brasileiros.

Segundo informações da Prefeitura de Pacaraima, o problema acontece porque a empresa Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), não cumpriu com um acordo feito com os indígenas. “O posto de combustível está instalado em uma terra indígena demarcada, habitada pela etnia Pemon-Taurepang. Dessa forma, os índios acordaram com a empresa um valor que seria pago a eles como forma de aluguel, mas não estão sendo atendidos. Por isso encontram-se no local e não estão permitindo a comercialização do produto”, explicou.

Conforme um policial militar de Pacaraima, não há previsão para o término do protesto. “Os índios disseram que a manifestação só acabará quando o dinheiro for repassado para eles, ou quando algum dos responsáveis se apresentar para dialogar e buscar uma negociação”, afirmou.

O policial informou que o movimento na fronteira está intenso e esse problema vai atrasar ainda mais aqueles que pretendem viajar ou mesmo trafegar pela região. “Por enquanto, não temos como abastecer os automóveis”, comentou.

Além disso, o posto está acumulando uma enorme fila para abastecimento. “Com certeza existem mais de 100 veículos esperando para serem atendidos, entre caminhões, carros e motos. É um transtorno que incomoda a todos nós. Esperamos que o caso seja resolvido o mais rápido possível”, disse ontem pela manhã. (B.B)