Cotidiano

Infrações de velocidade e avanço de sinal caem 78% em BV

Onde foram instalados os radares, registraram-se apenas duas mortes. Onde não há o equipamento, 30 pessoas morreram em acidentes na capital

A fiscalização dos radares contribuiu para a mudança de comportamento dos condutores em Boa Vista. Considerando os dois tipos de infração captada pelos aparelhos, houve redução de 78% no número de multas aplicadas, sendo registradas 76 mil no primeiro período, contra 25 mil um ano depois. Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito. 

Nos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019, a SMST flagrou 19 mil motoristas cometendo excesso de velocidade, número três vezes menor que o registrado há um ano, quando foram lançadas 64 mil multas no mesmo período. 

As multas relacionadas ao avanço de sinal vermelho também reduziram. Entre dezembro de 2018, janeiro, fevereiro de 2019 foram lançadas 6 mil notificações contra 12 mil no mesmo período do ano passado. 

A queda das infrações ocorreu depois da implantação da fiscalização eletrônica e de maior presença dos agentes nas ruas de Boa Vista. No final de 2017, a prefeitura colocou em funcionamento seis radares de velocidade e seis de avanço de sinal. Outro resultado apresentado pela secretaria mostra que os locais onde foram instalados os radares, registraram-se apenas duas mortes. Onde não há o equipamento, 30 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito na capital entre novembro de 2017 e novembro de 2018.

“A redução das mortes no trânsito e das multas confirmam a eficiência da fiscalização eletrônica. Os motoristas tendem a respeitar o limite de velocidade quando sabem que na via que trafegam há um radar e também evitam avançar o sinal vermelho porque sabem que poderão ser multados. Dessa forma, vidas são poupadas”, disse a prefeita Teresa Surita.

Também está ocorrendo reforço da fiscalização eletrônica com a instalação de mais quatro radares de velocidade e seis de avanço de sinal vermelho. “O objetivo é fazer com que esse número de infrações continue caindo em toda a cidade, aumentando a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e crianças, principalmente em frente às escolas” disse ainda. 

Os novos equipamentos instalados onde houve registro de mais mortes no último ano estão em fase de testes, de forma educativa, e devem começar a operar com lançamento dos registros em pouco menos de 30 dias

Os recursos dos radares foram utilizados em investimentos no trânsito, sendo destacados como principais os serviços gráficos para educação, pinturas e placas de trânsito, correios, material para engenharia de trânsito, serviços de processamento de multas, equipamentos de proteção individual, baterias para semáforos, locação de radares, controladores de semáforos, placas turísticas e urbanas, placas luminosas das faixas, pintura de ciclovia, etc.

Quantidade de infrações nos dois períodos, por mês. 

Saiba onde estão todos os radares de Boa Vista: