Entretenimento

Inscrições abertas para concurso de chefs de Roraima

O Concurso Gastronômico Profissional do Enchefs RR será realizado no dia 17 de setembro. As inscrições são gratuitas

Estão abertas as inscrições para Concurso Gastronômico Profissional do Enchefs RR que será realizado no dia 17 de setembro. O vencedor irá representar o Estado de Roraima durante o Prêmio Dólmã 2018 que será realizado em dezembro no Estado de Goiás.

De acordo com o coordenador estadual do evento, o chef Beto Bellini, a finalidade é promover a gastronomia local, seus profissionais e o intercâmbio cultural de Roraima com outros estados.

“Por meio do concurso, espera-se incentivar o estudo e a pesquisa de insumos característicos de cada Estado, resgatar hábitos e costumes tradicionais, aperfeiçoar técnicas, difundir o conhecimento. Como parte desse ciclo, através da gastronomia, desenvolver também o turismo”, explica.

O concurso visa incentivar a criação de receitas com ingredientes roraimenses, revelar novos talentos da culinária local, gerar pesquisas, estudos e desenvolver novas técnicas. O Enchefs Nacional é organizado anualmente pelo Grupo Conforto Gastronômico de Recife (PE).

Além do vencedor, outros dois chefs serão selecionados para a etapa nacional pela comissão organizadora e pela coordenadoria estadual. Segundo Belinni, o ENCHEFS Brasil reúne grandes nomes da gastronomia nacional e pela Cerimônia de premiação Dólmã.

“Este ano o tema escolhido para o concurso gastronômico profissional Enchefs RR é “Roraima recebe o Brasil”. Sendo assim, espera-se a criação de uma receita utilizando pelo menos um ingrediente local ou uma releitura de algum prato típico da culinária regional ou que guarde relação com as culturas migrantes ou tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas, por exemplo) que ajudaram e que ajudam ainda hoje a construir o Estado de Roraima”, relatou.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas, a partir do dia 17 de agosto de 2018 até o dia 08 de setembro de 2018, via e-mail para [email protected]. Para participar, é necessário comprovarque os chefs sejam  naturais de Roraima ou residam no estado há, no mínimo, três anos. Além de exercer a profissão há no mínimo cinco anos.

A final do concurso ocorrerá no dia 17 de setembro, a partir das 18h30, no Restaurante RIU, na Orla Taumanã, em Boa Vista, Roraima. Mais informações e o regulamento completo do concurso estão disponíveis na página oficial do evento no facebook: Enchefs Roraima.

Encontro de Chefs de Roraima

Data: 17 de setembro

Local: Restaurante RIU

Hora: A partir das 16 horas

Publicidade