Cotidiano

Internautas fazem comentários racistas em rede social

Publicações com cunho racista repercutiram na internet e foram alvo de denúncias no Ministério Público Federal

No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste dia 20, internautas roraimenses utilizaram as redes sociais para manifestarem comentários racistas. No Twitter, uma das usuárias relatou que para uma apresentação escolar em alusão à data, teria que realizar uma caracterização e que iria passar graxa na pele para representar a negritude.

Após o comentário, a usuária recebeu o apoio por parte de colegas da rede, que também proferiram outros tipos de comentários racistas, um deles com a resposta “vai de assaltante”. A postagem repercutiu e ganhou críticos por outra parte dos internautas que classificaram o comentário como racista. Em defesa, autora do post respondeu que a expressão utilizada não era de cunho preconceituosa.

O caso continuou rendendo na rede com outros tipos de comentários racistas. Muitos que prestavam apoio à autora desdenhavam das acusações de racismo e relatavam que “vou ter que nascer negra agora para entrar [em uma festa]. Tava (sic) pensando em ir só fantasiada, mas lembrei que é racismo”.

 Um dos usuários ao fazer um comentário racista, recebeu como resposta manifestações de risadas. Em outro comentário relatou estar esperando chegar o dia comemorativo para começar a fazer os comentários com cunho racista. O internauta também postou símbolos nazistas e demonstrou descaso às críticas que recebeu.

DENÚNCIA – Na postagem que deu início a problematização, militantes de movimentos negros apontaram que a prática de se pintar de preto para representar negros é conhecida como Black Face, que ficou conhecida por atores, geralmente brancos, em shows para caracterizarem personagens negros de forma exagerada. Desde então, o ato é considerado uma atitude racista por demonstrar ridicularização aos negros.

Após a repercussão negativa, internautas incentivaram a denúncia por meio da internet em sites oficiais da Polícia Federal e Ministério Público Federal. Uma delas comentou que todos os usuários autores das postagens foram “devidamente denunciados, agora arquem com o que vocês falam na internet”, comentou em um tweet.

A postagem da autora foi apagada e posteriormente enfatizada que não tinha a intenção de ofensa. A equipe de reportagem entrou em contato com a internauta, mas não recebeu resposta até o fechamento da matéria.