Cotidiano

Investidores querem desenvolver produção de leite em Roraima

Grupo empresarial do Mato Grosso acredita que o Estado possui todas as condições favoráveis para se tornar grande exportadora do produto no país

O Estado pode, em breve, se tornar um dos mais promissores produtores de leites do País. Pelo menos essa é a intenção de um grupo de empresários do Mato Grosso, que está em Roraima para conhecer o pouco de como funciona a produção local.

“Vejo Boa Vista daqui uns anos com cerca de três milhões de habitantes. Com indústria para o beneficiamento da produção de leite, o Estado poderá exportar para o restante do País e quem sabe até mesmo para outros Países”, destacou o presidente do Grupo Cinco Estrelas, Getúlio Vilela.

Ontem, 11, ele e os demais membros do grupo participaram de uma reunião que com o governador Antônio Denarium (PSL), no Palácio Senador Hélio Campos. O encontro também contou com a presença dos titulares da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia (Iacti), Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Além do clima favorável, principalmente na região Sul, o grupo acredita que a estrutura da capital Boa Vista, e a questão das fronteiras podem favorecer o desenvolvimento da atividade no Estado. “A localização é estratégica. Aqui estou mais perto de alguns mercados do que no Mato Grosso. É um negócio muito viável tanto para o Estado como para quem está investindo”, completou.

A reunião contou com a participação dos titulares de pastas ligadas ao agronegócio local  (Foto: Ederson Brito/Secom RR)

Para o governador, o interesse do grupo em investir no setor pode trazer inúmeros benefícios para o Estado, principalmente em termos financeiros. “Nós começamos uma negociação com o Grupo Cinco Estrelas para ver a possibilidade de alocar recursos junto aos bancos oficiais para implantar uma bacia leiteira aqui em Roraima”, salientou.

SOBRE O GRUPO – o Grupo Cinco Estrelas conta com grandes fazendas na região Centro-Oeste e também a prestigiada fazenda Rio Dourado, situada em Minas Gerais, a maior “bacia leiteira” do País.

Seu proprietário, Getúlio Vilela de Figueiredo, começou a criar gado de corte em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, onde atua desde 1968. O domínio na criação das raças Gir Leiteiro e Girolando fazem da empresa uma das maiores referências entre os produtores no Brasil.

*INFORMAÇÕES: Secom RR.