Polícia

Irmãos são detidos em posse de simulacro de arma de fogo

Como as suspeitas não foram confirmadas, irmãos foram liberados após depoimentos

Alguns simulacros de arma, as famosas réplicas, são cópias tão fiéis das verdadeiras que, no momento de um assalto, a vítima não consegue diferenciar. Diante da dúvida, prefere entregar seus pertences. Na noite de quarta-feira, 2, por volta das 21h, um militar do Exército foi preso e o irmão dele apreendido por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na rua General Bento Gonçalves, bairro Operário.

Os policiais contaram que faziam patrulhamento quando avistaram os suspeitos transitando em uma motocicleta Honda Bros vermelha em alta velocidade. Observando que poderiam ser assaltantes, a equipe iniciou um acompanhamento que resultou na abordagem da dupla. Em seguida, fizeram a busca pessoal e encontram na cintura de um deles a arma falsa, imitação de uma Taurus 92 AF, de cor preta.

Ao serem perguntados sobre a origem da pistola, o militar confessou que a tinha comprado. Diante dos fatos, a equipe policial conduziu os dois para a Central de Flagrantes do 5o DP, a fim de que o caso fosse esclarecido. Além do simulacro, foram apreendidos uma motocicleta, que não tinha restrição de roubo e furto, duas carteiras porta-cédulas, dois celulares, dois capacetes e R$ 41.

Em depoimento na delegacia, o militar disse que comprou a pistola de airsoft pela Internet no último dia 14 de dezembro e apresentou a nota fiscal da compra. Ele a deu de presente para seu irmão, um adolescente de 17 anos, e inclusive a mandou pela van que faz rota para o município de Rorainópolis, onde a família mora.

O militar também explicou que passou a virada do ano em Rorainópolis e na quarta-feira retornou a Boa Vista, dando carona para o irmão, mas foram abordados pela PM quando estavam na região de chácaras do bairro Operário. O militar disse ainda que o irmão trouxe a pistola para brincar em sua casa. O adolescente confirmou as informações prestadas pelo irmão.

Como não havia provas de que os irmãos são criminosos e ainda provaram a procedência do simulacro, acabaram sendo liberados e deixaram as dependências da unidade policial nas mesmas condições físicas em que foram apresentados. Todos os pertences foram restituídos a eles. A polícia alerta que não é permitido portar arma sem a autorização legal nem mesmo as falsas, subtendendo que a conduta é de quem costuma praticar assaltos. (J.B)