Saúde e Bem-estar

Janeiro Branco é destinado a saúde mental e emocional

Especialista orienta “Deve-se buscar informações e procurar ajuda”.

YARA WALKER

Colaboradora da Folha

A campanha existe há 6 anos no Brasil é destinada aos cuidados com o bem estar psíquico. O janeiro branco foi denominado assim pois tradicionalmente é um mês de recomeço, onde as pessoas estão mais reflexivas e buscam deixar para trás tudo do ano anterior e começam a fazer planos.

Segundo a Psicóloga Glenda Dinelly (CRP-20/06345), o branco é a junção de todas as cores e a campanha representa a importância de se equilibrar, reorganizar e ressignificar o sofrimento emocional.

“Os profissionais da saúde mental, especialmente psicólogos e psiquiatras, decidiram abordar o tema com a sociedade, pois o assunto ainda é um certo ‘tabu’ entre as pessoas. O foco da campanha é trabalhar o bem estar psíquico. Então as pessoas precisam estar atentas, se algo não vai bem, deve-se procurar ajuda”, afirma.

A especialista explica que a mudança de comportamento pode estar associada a ao desequilíbrio emocional, pois  doenças mentais são conhecidas por não serem visíveis.Ela afirma ainda que é necessário buscar e priorizar pela qualidade de vida, o que implica em fazer mudanças na rotina que permitam gerenciar situações do dia-a-dia.

“A sociedade atual pressiona o jovem a fazer as escolhas de forma imediata, a ter um emprego e saber qual faculdade cursar aos 20 anos, e muitos não estão preparados pra isso e as pessoas acabam passando por essas situações e não conseguem gerenciá-las. Depressão e ansiedade são patologias, as pessoas,às vezes, não procuram ajuda especializada por dificuldade ou desinformação, é necessário  fazer mudanças e priorizar a vida”, disse.

Atendimentos Especializados

A população que busca atendimento especializado para saúde mental pode procurar  o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também a unidade básica de saúde mais próxima e solicitar encaminhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Caso tenham dificuldade, existe também o disque 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), para prevenção do suicídio, que está disponível de forma gratuita em todo o Brasil. Outros serviços gratuitos estão disponíveis na Faculdade Cathedral, na Clínica de Psicologia e na Universidade Federal de Roraima no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP).