Cotidiano

Joaquim do Caracaranã morre aos 95 anos

Ele foi responsável por transformar o Lago do Caracaranã em um dos maiores pontos turísticos do Estado

Morreu hoje, 4, aos 95 anos, Joaquim Corrêa de Melo, considerado um dos mais importantes cidadãos de Roraima e grande responsável pelo desenvolvimento do município de Normandia, no Leste do Estado.

De acordo com a família, ele lutava contra um câncer e teve seu óbito confirmado por volta 14h40. Entre as homenagens que recebeu em vida está Comenda Forte São Joaquim Mérito de Ordem, que foi concedida pelo Governo no ano passado, durante as comemorações 29 anos de criação do Estado.

Filho de Cícero Corrêa Melo e Cândida Menezes, Joaquim Corrêa de Melo nasceu em 14 de maio de 1923, na Fazenda Casa Branca. Durante a juventude, estudou no Colégio Pedro II e na Escola Agrotécnica, em Manaus (AM). Ao retornar para Roraima, já na década 50, casou-se com Odete Pereira e teve seis filhos (Mário Jorge; Maria Inês, Maria de Nazaré; Maria Mercedes; Maria Claudete Correa, e o Luiz Otávio Correa de Melo).

Sua vida pública foi marcada pelo amor a Normandia, transformando o Lago do Caracaranã com um dos mais importantes cartões turísticos do Estado. Devido ao processo de demarcação da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, acabou tendo que deixar o município em 2009, passando a residir na capital até seus últimos dias de vida.

O velório de seu Joaquim Corrêa de Melo vai ocorrer no salão da Organização Social de Luto (Orsolu), localizado na rua Prof. Agnelo Bitencourt, 482, Centro. O enterro está previsto para acontecer às 9h deste domingo, 5,  no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição.