PUBLICIDADE
INCERTEZA 
Jogos Escolares de RR não tem previsão para ser realizado 
Se comparado com a edição de 2018, o evento já estaria prestes a começar pelo interior do Estado. A Seed não confirmou com precisão uma data de início.
Por Bennison de Santana
Em 15/05/2019 às 00:00
Edição anterior reuniu mais de 5 mil atletas divididos em 13 modalidades. (Foto: Divulgação/Seed)

Maior evento do desporto escolar no Estado, os Jogos Escolares de Roraima (JER) deste ano não tem uma data certa para iniciar. Se comparado com a edição 2018, a competição já teria passado pela fase das inscrições e estaria próxima de começar pela fase regional que no ano passado iniciou pelo município de Uiramutã no dia 16 de maio. 

Na capital, assim como em todo o Estado, alunos e professores vivem a incerteza se haverá ou não a 48ª edição. A treinadora de futsal Érica Marcolino, que dirige a Escola Tancredo Neves nas categorias mirim (12 a 14 anos) masculino e infantil (15 a 17 anos) feminino, é um dos exemplos. Os treinos começaram em março e a cada dia que passa mais grande fica a preocupação. 

“De todos! Desde nós treinadores até os atletas novatos que vão participar pela primeira vez. Com certeza, a nossa preocupação maior é essa possível não realização do JERs”, afirmou. 

PUBLICIDADE

Ela conta que essa angústia afeta mesmo que indiretamente seus alunos, principalmente aqueles que vivem a expectativa de representar sua escola pela primeira vez.

“Os novatos sempre ficam nos perguntando se vai haver o Jogos ou não. É normal a ansiedade aparecer, ainda mais quando dizemos que a realização do Jogos é no início de junho pra Agosto. Como está próximo, todos os atletas ficam nos questionando sobre o jogos, a incerteza é maior como disse, mas tentamos amenizar a ansiedade da melhor maneira”, explicou.

“Ficam abalados de forma que chegam a pensar a desistir. Então, como educadores na área do Esporte, incentivamos a continuar para um eventual jogos de interclasse ou outro tipo de competição, já que não temos certeza da realização do JERs”, completou. 

Outro professor e seus alunos também vive esse mesmo dilema. Treinador de voleibol da Escola Gonçalves Dias, Lucas Guilherme explicou como sua equipe convive com essa incerteza.

“É delicado quando se trata do período de realização do JER's. Todos os anos trabalhamos com a incerteza de competir nos jogos escolares de Roraima. Iniciamos a temporada sem saber se teremos a oportunidade de fato de mostrar toda a periodização do treinamento planejada e trabalhada até às possíveis datas de realização. Essa incerteza gera dúvidas na mente do atleta que pôr vezes passam quase 1 hora dentro de um transporte coletivo diariamente para chegar no local de treinamento”, contou. 

“Nosso período base geral inicia sempre em Fevereiro, são meses de preparação até o tão sonhado JER's. Esse elenco busca o tricampeonato dessa competição, desta forma, 2019 será o último JER's dessa geração, uma possível não realização trará um enorme impacto emocional a todos nós”, completou o professor. 

Em 2018 na 47ª edição, o Jogos Escolares de Roraima tiveram mais de 5 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos inscritos que disputaram 13 modalidades. O evento foi dividido por fases regionais realizadas em Uiramutã, Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim, todos por ordem sequencial. Depois foi a vez dos participantes da capital encerrando com a fase Estadual Final com todos os classificados da capital e do interior do Estado.

OUTRO LADO - A Folha de Boa Vista entrou em contato com Governo do Estado e questionou se haveria ou não a realização da 48ª edição, bem como as datas de inscrições, cronograma geral e o modo de disputa. A resposta foi que a organização trabalha na elaboração do calendário de disputa, porém não deixou ao certo quando começa a disputa estudantil. 

Confira na íntegra o que diz a nota do Governo do Estado: “A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informa que está trabalhando no calendário de realização do Jogos Escolares de Roraima e assim que for finalizado será amplamente divulgado”.

***
Gostou?
0
2
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!