Cotidiano

Jornalistas brasileiros ficam 24 horas detidos na Venezuela

Os profissionais faziam uma matéria sobre a crise de refugiados

Uma equipe de jornalistas do site de notícias Late foi detida no início desta semana durante a produção de uma matéria sobre a crise migratória em Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil. O grupo era formado por três repórteres, sendo dois brasileiros e um espanhol.

Segundo o Late, os brasileiros Tiago Henrique da Silva e Fernanda Kraide Camuzzo, e o espanhol Álvaro Fernández Fernández ficaram detidos por militares venezuelanos por um período de 24 horas, sendo liberados do Centro Militar de Escamoto na tarde da terça-feira, 13.

Os profissionais foram “completamente” revistados e passaram a noite em colchonetes. Vale lembrar que em setembro deste ano, dois jornalistas britânicos e um argentino tiveram que passar oito horas detidos na cidade de Paraguachón, fronteira com a Colômbia.

O caso foi denunciado pelo Sindicato Nacional de Trabajadores de la Prensa (SNTP),  que acusa o governo do presidente Nicolás Maduro de violar a liberdade de expressão, fechando jornais, censurando a imprensa local e assediando jornalistas da imprensa internacional.

*INFORMAÇÕES: Portal UOL.