Cotidiano

Jovens encontram dificuldades para se alistar pela Internet

Maior dificuldade tem sido o cadastro no ‘Projeto Cidadão Brasileiro’ do governo federal

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

O alistamento no Exército, obrigatório para rapazes ao completar 18 anos, é ofertado pelo segundo ano por meio de um endereço on-line. Apesar de parecer uma forma mais prática de realizar o procedimento, muitas pessoas sentem dificuldades e em alguns casos acabam se alistando mais de uma vez, o que é crime passível de multa.

De acordo com Carlos de Almeida, sargento e secretário da Junta de Serviço Militar de Boa Vista, no último ano foi comum receber jovens que haviam realizado o procedimento on-line, mas que por dúvidas também fizeram o alistamento presencial, o que é crime, mas por enquanto está sendo tratado de forma flexível.

“No momento, só estamos cobrando a multa, que é 50 vezes o valor da taxa mínima, que hoje está em R$ 4,27, mas podem ocorrer outros problemas”, afirmou o sargento.

A maior dificuldade tem sido o cadastro no “Projeto Cidadão Brasileiro” do governo federal. Para que o alistamento possa ser realizado pela Internet, os jovens precisam primeiro cadastrar os dados de identificação, como Registro Geral (RG) e CPF, e uma senha. Uma vez cadastrado, o CPF fica gravado no dispositivo, por isso a recomendação é que se faça o alistamento em um aparelho (celular, computador, tablet etc.) individual.

É necessário estar atento a cada informação, pois um erro mínimo pode ser usado como caráter eliminatório. Outro ponto que merece destaque é que, embora a versão virtual ocorra até o último dia útil de junho, assim como a presencial, só pode se alistar por meio do site quem completa 18 anos até a data-limite de alistamento.

“Passou disso, tanto para quem se alista on-line ou presencialmente, paga-se multa. Quem faz o procedimento pela Internet, está alistado, mas precisa vir até a junta para sanar o débito. Quem se alista de forma presencial, só comparece para a inscrição, no ano seguinte”, disse Carlos de Almeida.

O alistamento presencial ocorre o ano inteiro. A diferença é que até o último dia útil de junho, os alistados concorrem durante o ano de inscrição. A partir de julho, concorrem no seguinte. “O alistamento não termina em junho, só termina o procedimento para a seleção de 2019 para servir em 2020. Passou desse mês, se alista para a seleção de 2020 que é para servir em 2021”.

RECOMENDAÇÕES – Apenas oito municípios de Roraima contam com um posto da Junta de Serviço Militar. Por isso, quem não conseguir realizar o alistamento on-line, precisa comparecer à junta mais próxima de casa ou a de Boa Vista, já que o não comparecimento impede a matrícula em uma universidade ou contratos formais de trabalho.

“É preciso comparecer, essa é a verdade. Quando consegue um trabalho, a empresa mesmo solicitará isto. Já teve um exemplo de ‘jovens’ de 40 anos chegarem aqui achando que nunca iriam precisar, mas precisaram quando conseguiram um emprego. E nestes casos é preciso aguardar na fila como todo mundo para ser atendido”, contou o secretário da Junta Militar.

Após o alistamento, uma mensagem é enviada, por SMS ou e-mail, para marcar a data de apresentação para os exames na junta médica. A data para esta apresentação também pode ser obtida pessoalmente na junta, mas o indicado é que sejam informados e-mail e número de telefone corretos, bem como o código de área.

“Lá é feito este processo de inspeção e se for dispensado, será enviado para a junta de alistamento novamente. Se não for dispensado, saberá se irá servir ou não na segunda quinzena de dezembro, quando sai uma relação informando quem está designado ou quem está em excesso de contingente”, explicou.

Quem não se apresentar é considerado “refratário” e fica sujeito ao pagamento de multa. No primeiro ano, o valor é igual a R$ 4,27 e, a partir dos segundo, passa-se a multiplicar por cinco. Por isso, é necessário ficar atento às datas agendadas, pois assim que o atraso for percebido, é necessário retornar à Junta Militar.

“A seleção é em agosto, setembro e outubro. Se perder a data em agosto, vem rapidinho que mandamos em setembro, se perder em setembro vem rapidinho que mandamos em outubro, se chegar outubro e perder, venha o mais rápido que puder que faremos o possível”, conclamou Almeida.

Escolas e universidades militares

Outras opções para ingressar na carreira militar são as escolas e universidades. Mas também existe uma faixa etária para cada uma dessas. Há cinco universidades militares, com concorrência nacional, em que a idade máxima oscila entre 21 e 22 anos.

“É como se fosse fazer um vestibular para federal, mas a concorrência é nacional. Essas escolas procedem no regime de internato. O aluno, passando na prova, vai para exame médico. Se passar vai para o exame físico. Eu sempre oriento: prepare-se fisicamente, com flexão, abdominal, barra, corrida. É preciso estar pronto e também estudar”, aconselhou Carlos de Almeida.

Após passar as três fases, o aluno pode realizar a matrícula e terá direito à alimentação, alojamento e ajuda de custo. As oportunidades são para homens e mulheres.

Há também as escolas de sargento do Exército e Aeronáutica que permitem pessoas com até 24 anos. A concorrência também é nacional. A Aeronáutica realiza dois concursos por ano, enquanto o Exército, um. Também para ambos os sexos.

“Passou desta idade, tem até os 36 anos para fazer uma faculdade em uma área em que as Forças Armadas não formem: administração, contabilidade, fisioterapia, farmácia, medicina, odontologia, veterinária e muitas outras. Terminando a faculdade, faz uma prova concorrendo nacionalmente, na área específica, para entrar na escola de administração e, passando, já entra como primeiro-tenente e segue carreira até o posto de coronel”, concluiu o sargento. (F.A)