Cultura

Jovens revivem a mania dos bótons personalizados

Os bótons transmitem um volume enorme de informação sem a necessidade de dizer uma palavra sequer

Bótons são aqueles acessórios decorativos projetados para ficarem presos ao vestuário, eles ficaram bastante conhecidos por exercer publicidade e propaganda, porém com o tempo, o bóton resistiu e voltou à moda como um símbolo da cultura Geek.

O processo de produção tem duas operações rápidas.  Primeiro é preciso colocar uma tampa de metal na máquina, com a arte impressa em um papel comum. Em cima vai um filme de poliéster, para proteger e dar brilho à imagem. E é só abaixar a prensa. Depois, na segunda operação, é inserida a base de plástico com alfinete, é prensada de novo e está pronto o bóton: em no máximo três minutos.

Vistos em jaquetas, bonés e mochilas pelas ruas; nos aventais e uniformes em empresas, lanchonetes e supermercados, esses pequenos notáveis são outdoors móveis em miniatura, que transmitem um volume enorme de informação sem a necessidade de dizer uma palavra sequer.

O diferencial vem da arte, desenhos, imagens e referências à cultura pop que virou mania. Qualquer imagem pode virar bóton e acompanhar na mochila ou na roupa de uma pessoa ou pode ser objeto de colecionadores.

Pensando nisso, o casal de namorados Carlos Filho de 22 anos e Amanda Barbosa criaram uma mini fábrica. Grandes fãs de quadrinhos e animes, eles resolveram unir o empreendedorismo com algo que gostavam.

O público alvo é de crianças, jovens e adultos que possuem algo em comum, gostar e de se expressar por meio das roupas e estilo. “As crianças gostam dos desenhos como “Minions” e “Hora de aventura” e super heróis, já os jovens e adultos procuram pelos jogos, filmes e animes”, explicou a estudante Amanda.

Carlos conta que sempre gostou dos bótons, apesar de serem difíceis de encontrar na cidade, então a mini-fábrica surgiu pra suprir as pequenas encomendas dos amigos. “Em Boa Vista ainda há carência desse material, principalmente com temas atuais como os filmes, desenhos e jogos que estão sendo lançados”, disse. O resultado foi positivo, e as encomendas começaram a aparecer não apenas dos amigos, como de camiseterias e lojas especializadas.

Durante a semana, eles chegam a produzir 150 bótons, cada encomenda tem entrega útil de três dias. Para acompanhar o trabalho de Carlos e Amanda, basta segui-los no instagram: @ startbuttons e no facebook: /startbuttons/

História dos Bótons

Bótons políticos sempre fizeram parte da política americana, com George Washington e muitas outras pessoas vestindo seu primeiro bóton político em 1789. Em 1824, os bótons foram usados pela primeira vez em campanhas, que culminaram na vitória de John Quincy Adams sobre Andrew Jackson.

Nas décadas de 60 e 70, os acessórios não eram usados somente por políticos, as primeiras bandas de rock viram o potencial dos bótons como uma forma barata de entrarem em contato com seus fãs. Bandas e artistas adotaram e popularizaram o mini-button (2,5cm) graças a uma empresa londrina chamada Better Badges.