Polícia

Justiça mantém presos suspeitos que tentaram furtar agência bancária

“Junior Marabá” confessou que foi o autor da tentativa de furto que aconteceu na mesma agência em abril deste ano.

Durante audiência de custódia realizada na manhã de ontem, dia 16, a Justiça decidiu converter o flagrante em Prisão Preventiva contra Marivaldo Júnior Vanziler Barbosa, vulgo “Júnior Marabá” de 27 anos, e Jonas de Oliveira Gomes, de 25 anos, encontrados na madrugada do domingo, dia 15, nas proximidades da agência do Banco do Brasil de Rorainópolis, região sul do Estado, em posse de uma escada e mochila contendo material elétrico.

A Polícia Militar do município efetuou a prisão e apresentou os indivíduos ainda na madrugada de domingo. Os elementos contaram aos policiais que iriam entrar na agência, mas durante as diligências, policiais civis constataram que a dupla entrou no prédio, considerando que o forro foi danificado, além de eles terem entrado pelo telhado do banco.

Só depois de confirmada a tentativa de furto, os dois suspeitos decidiram confessar que entraram no prédio, mas acabaram desistindo depois que o alarme disparou. “Júnior Marabá” relatou que foi o autor da tentativa de furto que aconteceu na mesma agência em abril deste ano, quando os elementos chegaram a entrar na sala onde estava o cofre, mas nada foi levado em razão de pane nos equipamentos que eles carregavam. 

O Delegado de Polícia e os agentes da Delegacia de Rorainópolis verificaram nas diligências que fizeram até o prédio que os meliantes adentraram e saíram do prédio pelo telhado. Após abrir espaço nas telhas, percorreram o forro.

Na Delegacia, ao fim das oitivas, foi lavrado o procedimento de tentativa de furto qualificado, sendo o Auto de Prisão em Flagrante corroborado pelo magistrado da Comarca do município. Os dois preventivados serão encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, e as investigações continuam para identificar e localizar mais dois possíveis participantes do crime. Constatou-se que nada foi furtado da Agência.

CRIME ORGANIZADO – O titular da Delegacia de Rorainópolis, Cid Guimarães, destacou que as investigações apontam que “Marabá” é membro de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado e que todas as ferramentas para efetuar o crime foram disponibilizadas pelo bando. “Marabá” estava foragido da Pamc desde o dia 8 de junho deste ano.

O comparsa de Marivaldo na execução da tentativa de furto foi o ex-presidiário Jonas Gomes, que foi o responsável por alugar a casa e adquirir as ferramentas que foram usadas no crime. Ele é apontado como membro da mesma facção criminosa que “Marabá”. Marretas, chaves de fenda, pé de cabra, alicates, escada, luvas e uma escada foram materiais apreendidos com a dupla. (J.B)