Cotidiano

Lança projeto para devolver animais silvestres à natureza

Atualmente 290 animais estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) está promovendo uma nova campanha de um projeto ‘Áreas de Solturas de Animais Silvestres’, o projeto Asas, que consiste em parcerias voluntárias com áreas propícias para devoluções de animais silvestres à natureza.

O Cetas é uma unidade vinculada ao Ibama existente em todo o país. É responsável pelo tratamento e recuperação de animais silvestres até que estes animais possam ser reintroduzidos na natureza.

E para aprimorar essas devoluções foi criado no final do ano de 2017 o Projeto Asas – Projeto Áreas de Solturas de Animais Silvestres – que consiste em uma parceria entre proprietários de áreas rurais preservadas que tenham condições de receber estes animais e o Ibama.

O médico veterinário do Centro, James Rodrigues explica que a área de soltura passa por um estudo de campo para ver a possibilidade de recepção desses animais. “As áreas têm que estar preservadas de forma que o animal consiga sobreviver, para fazer essas solturas é necessário que tenha a presença de animais da mesma espécie, alimentação, não sejam áreas de caça, para que eles possam se adaptar naquele ambiente e sobreviver” disse.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres fica localizado na Rua das Andrômedas, de esquina com a Avenida do Sol, no bairro Cidade Satélite. Cerca de 290 animais estão no local, que possui 13 viveiros que os separam para o tratamento.

No local a maioria dos animais são papagaios que tiveram suas asas cortadas para impedir voo, macacos, veados e até capivaras.

Os interessados em participar do projeto devem procurar a sede do Cetas. Para mais informações sobre o cadastro e as entregas de animais silvestres  podem entrar em contato através do telefone 3625-0815 e para casos de denúncias a animais silvestres 4009-9400.