Cotidiano

Latas devem ser limpas para evitar doenças, diz especialista

O infectologista Mauro Asato explicou que é comum latas serem armazenadas em galpões que não contam com a higienização adequada e que ainda por cima as deixam expostas a insetos e ratos.

“Não sabemos onde as latas costumam ser armazenadas. E, muitas vezes, são em lugares que não contam somente com elas de forma isolada. É uma mistura de coisas, que podem atrair ratos e baratas, que passam nas tampas, urinam e podem transmitir doenças como a leptospirose”, afirmou.

Ele também destacou que mesmo em latas com uma espécie de proteção na tampa, ainda não é possível ter a garantia de estar 100% imune aos riscos da falta de higiene em armazéns.

“A proteção de metal em cima da lata ajuda, mas ainda não deve substituir a boa higienização. Quando somos crianças e vamos almoçar, o que nossa mãe ensina? Que é preciso lavar as mãos, as frutas, a salada, independentemente de se saber ou não a origem daquele produto, pois nunca se deve dar o benefício da dúvida”, pontuou.

O infectologista descreveu algumas das principais consequências do descuido e salientou a necessidade de maior atenção por consumidores de latas de refrigerante e cerveja.

“Muitas vezes, diarreias podem ser causadas por esses problemas. Eu gosto de pensar que é um caso semelhante à descoberta da doença de Chagas, que foi apontada como causada pela cana de açúcar e açaí em más condições de higiene. Não estamos totalmente cientes dos tipos de males a que estamos expostos e por isso é necessário essa atenção”, aconselhou.

Apesar das recomendações, não é comum ver pessoas que costumam limpar as latas. Esse é o caso do estudante universitário Rodrigo Santana, que explicou que nunca soube dessa necessidade, apesar de reconhecer os riscos, e que costuma beber em lugares de confiança para evitá-los.

“Eu sei dos riscos e já me deparei com uma cerveja em uma distribuidora que achei que estava com um cheiro meio estranho e pedi para trocar. No geral, eu bebo em lugares onde costumo confiar nos proprietários, em que se dê para passar a transparência na higiene dos produtos”, contou.

A cozinheira e comerciante Maria Madalena afirmou que limpa tampas de latas desde que “se conhece por gente”, por ter sido criada vendo na televisão diversas reportagens apontando alguns dos riscos de uma má higiene em produtos enlatados.

“Eu tiro as latas da embalagem, jogo tudo na pia e vou lavando a tampa de uma por uma. Essas latas compradas em supermercado sempre ficam em um galpão escuro e sujo. Não gosto de arriscar ser contaminada com alguma coisa. Também gosto de usar uma escovinha, daquelas de lavar alimento mesmo, para ajudar”, contou. (P.B)