Cotidiano

Lei garante oferta de cursos e programas de extensão a idoso

Fruto de uma lei aprovada no Poder Legislativo, projeto facilita o ingresso de pessoas acima de 50 anos no ensino superior

Quando se tem um objetivo a idade vira um detalhe. Prova disso é Maria do Rosário, que voltou para a sala de aula aos 82 anos. O desejo de aprender falou mais alto, e o filho dela a matriculou no curso de extensão do programa Idade Ativa, da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). A iniciativa é fruto de uma lei proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD).  

A expectativa da aluna é concluir o curso, e depois estudar Serviço Social na universidade, pois gosta de lidar com pessoas, tanto que realiza visitas na comunidade quando alguém está doente. “Nunca gostei de ficar parada. Agora estou aqui, e não tem coisa melhor do que isso, e estou gostando muito dos meus colegas”.

O curso é também uma opção para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando eram jovens. É o caso de Jacomina Martins, de 60 anos. Ela estudou apenas até o ensino médio, pois quando era jovem, não tinha condições de fazer uma faculdade. Neste ano, ela voltou a estudar e deseja alcançar o ensino superior. “Fico ansiosa pela aula no sábado. Não vou desistir. Agora quero cursar Direito e Medicina.”

Maria e Jacomina fazem parte da segunda turma do Programa Idade Ativa – Universidade Aberta à Terceira Idade, na qual a Uerr oferta cursos de extensão, com duração de um ano, para pessoas acima de 50 anos. 

Idade Ativa

A coordenadora do programa Idade Ativa, Jussara Barbosa, afirma que o programa propõe a integração destas pessoas tanto de forma social como intelectual. “Nessa faixa etária, muitos estão se preparando para aposentadoria, e outros estão há muito tempo sem profissão, o que gera um estresse emocional”, explicou.

Neste ano, a segunda turma possui 35 inscritos. As aulas abordam temas como saúde, artes, cultura, conhecimento gerais, informática e língua. Os participantes que possuem uma frequência de no mínimo de 75%, podem tentar uma vaga especial nos cursos de graduação. No ano passado, a primeira turma contou com 41 alunos, destes 3 passaram no vestibular da Uerr.

O programa proporciona para as pessoas, o convívio acadêmico, social e preparação para ingressar no Ensino Superior. As aulas são realizadas aos sábados, das 8h às 12h, no Campus Boa Vista.