Cotidiano

Lei permite compra com receitas de outros Estados

Antes, compra de remédio controlado ou manipulado só poderia ser feita no Estado de origem da receita prescrita pelo médico

A Lei 13.732/2018, que valida em todo o território nacional a compra de medicamentos controlados e manipulados por meio de receitas feitas em qualquer Estado, foi sancionada. Antes dela, quem faz uso contínuo desses remédios só poderia comprar no lugar de origem da prescrição. Agora, farmácias de todo o país são obrigadas a recebê-las, facilitando assim a vida dessas pessoas.

O secretário do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), Anderson Dalla Benetta, falou mais sobre as vantagens que a lei traz à população e aos profissionais da saúde. 

“Ao prescrever um medicamento que seja muito caro aqui em Boa Vista, por ser um polo menor e sem concorrências, por exemplo, o paciente pode encontrá-lo com um menor preço em Manaus. Assim, a receita de origem em Roraima pode ser usada para comprar o remédio por um valor mais em conta em outros lugares”, avalia. 

Benneta também explica que, para aqueles que fazem tratamento médico e precisam se ausentar devido a longas viagens, os médicos podem prescrever para que os remédios sejam comprados onde os pacientes estiverem.

“O médico agora saberá que o seu paciente poderá manter o tratamento e que essa receita é segura e válida em todo o território nacional”, disse.

Célia Valéria, 52 anos, faz uso contínuo de remédio controlado há alguns anos e avalia a lei como benéfica à população. 

“Agora, os farmacêuticos só precisarão consultar o número de registro profissional dos médicos e saberão que a receita é verdadeira para a compra dos remédios. Era muito injusto nós não podermos comprar a medicação em outros Estados porque a receita só valia para um local e, às vezes, o medicamento é muito mais barato em outros lugares. Em Boa Vista, o gasto com farmácias por mês é superior comparado a outros estados brasileiros. Agora, tenho a opção de economizar caso visite outras cidades do Brasil,” concluiu.