Cotidiano

Líderes de facções estão separados e isolados diz FTIP

A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária realizou coletiva de imprensa apresentando um balanço das atividades promovidas nos últimos 120 dias

A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) realizou coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 10, apresentando um balanço das atividades promovidas nos últimos 120 dias de atuação na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Entre elas, a de isolamento dos presos ligados ao crime organizado no Estado.

De acordo com o coordenador da FTIP em Roraima, Maycon Rottava, a ação dos detentos ligados às facções foi possível graças à identificação e isolamento dos presos.

“O crime organizado dentro da Pamc foi desarticulado por que os internos não têm mais celulares para mandarem informações de dentro para fora. As lideranças estão todas separadas, isoladas”, explica. “Mas tem a manutenção do atendimento digno com todos os seus direitos e obrigações, como todos os outros detentos”, afirmou.

O coordenador informou ainda que, antes da entrada da FTIP, a Pamc era considerada um local insalubre, sem condições de permanência nem para os presos e nem os agentes. Algumas demandas antigas do sistema prisional do Estado, como a promoção de atendimentos de saúde e jurídicos, tratativas com advogados e defensores públicos e oferta de aulas foram efetivamente implantadas e estão em andamento.

A expectativa é que, com a prorrogação da permanência da FTIP, outras demandas sejam atendidas, como a retomada de visitas, banho de sol e finalização e entrega do novo presídio. “Queremos também a assistência e implementação de projetos, trabalho, religião e a ressocialização efetiva dos detentos”, completou Rottava.

O comandante geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Antônio Santana, ponderou sobre as atividades da FTIP. “Sobre a ótica da segurança publica, é bastante positivo. Nós só temos reconhecimento e gratidão por tudo que tem sido feito desde a intervenção federal na Pamc em novembro do ano passado. Só temos a agradecer e torcer para que possamos assumir a atribuição, que é nossa, de forma tranquila e eficiente”, concluiu.

FTIP – A Força-Tarefa atua na PAMC desde o dia 26 de novembro de 2018, com a participação de agentes federais de execução penal e agentes penitenciários de outros Estados, exercendo atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia dos presos da Unidade.

Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29 de março, a Força-Tarefa foi prorrogada por mais 180 dias, a contar de 04 de abril. A portaria autorizando a prorrogação do período de atuação atendeu a ofício conjunto do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e do Ministério Público Federal (MPF/RR).