Polícia

Líderes de facções responsáveis por ataques são transferidos

Em julho foram um total de 12 ataques em vários locais, como ônibus, postos de saúde, prédios públicos e agências bancárias. Eles ainda ordenavam mortes fora do sistema prisional, no denominado tribunal do crime.

A transferência de 07 detentos do Sistema Prisional de Roraima que a reportagem da Folha acompanhou na tarde desta quarta-feira, 19, foi finalizada.

Segundo a Sejuc (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania), eles foram transferidos por ordem da justiça e são considerados líderes de uma organização criminosa.  O grupo foi para o presídio federal Urso Branco, em Rondônia.  

Em nora o Governo informou ainda que a transferência dos presos foi solicitada pela Sejuc após a Divisão de Inteligência do Sistema Penitenciário, identificar que esses presos atuavam dentro e fora do sistema penitenciário de Roraima e teriam sido os responsáveis por ordenar os ataques ocorridos em julho deste ano.

Na época foram um total de 12 ataques, em vários locais, como ônibus, postos de saúde, prédios públicos e agências bancárias.

Conforme a Divisão de Inteligência, os presos ocupavam a função mais alta na hierarquia dessa organização criminosa, e além dos ataques, eles ainda ordenavam mortes fora do sistema, no denominado tribunal do crime.

Após análise dos relatórios apresentados, a justiça inicialmente determinou a aplicação de RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) a todos, e posteriormente foi aceito a inclusão destes no Sistema Penitenciário Federal.

As solicitações feitas pela Sejuc foram aceitos pelo Juiz corregedor Federal da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), para onde inicialmente os presos irão.

A transferência foi finalizada nesta tarde, quando os presos foram escoltados até a Base Aérea de Boa Vista por agentes do GIT (Grupo de Intervenção Tática) e agentes da DICAP (Divisão de Captura) e entregue aos Agentes Penitenciários Federais, responsáveis pela custódia dos presos. A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual do Sistema Penitenciário.

Veja a lista dos transferidos:

Erisvaldo Ribeiro Pinto “BARONI”;

Sebastiao dos Santos  Sobral Filho “SOBRALZINHO”;

Edmilson Gomes Ferrari “ABRAAO”;

Jonenson Pereira de Oliveira “SAKURABA”;

Osvaldo Nogueira Filho “POUCAS  IDEIAS”;

Rogério Cardoso Silva “CABECAO”

Diego Nogueira Xavier “AK47”.

 A Sejuc informa ainda que outras transferências podem ocorrer, principalmente pelo fato que algumas dessas lideranças têm impedido alguns presos de saírem para as audiências na Justiça com o único objetivo de causar instabilidade no sistema penitenciário.

Leia mais

DE RORAIMA – Detentos são transferidos para presídio federal

MADRUGADA DO TERROR -Criminosos promovem ataques a bancos e prédios públicos

SIMULTÂNEOS – Três municípios do interior são alvos de atentados criminosos

MADRUGADA VIOLENTA -Facção criminosa ordenou ataques de dentro da PAMC