Cotidiano

Linha de comunicação entre viaturas está cortada

Problema surgiu na última sexta-feira, 04, e impossibilitou ligação entre as equipes; serviço só está funcionando para receber ligações da população

Um dos serviços mais importantes para o público está com problemas de operação e já começa a afetar a assistência para a população roraimense. Desde sexta-feira, 04, a linha do número 192 está cortada para comunicação entre as viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ficando disponível apenas para quem deseja solicitar atendimento.

“Só estamos recebendo ligações e precisamos acionar as viaturas na cidade e no interior, então estamos com essa dificuldade. Ligar para o paciente, e informar que a viatura está indo não tem como, pois com telefone particular fica registrado. Então estamos com essa situação sem ser resolvida e é um serviço de extrema urgência”, relatou um funcionário que não quis ser identificado em denúncia à Folha.

O denunciante justificou que não sabia os motivos que levaram ao problema, mas que acreditava na possibilidade de falta de pagamento na conta telefônica. Ele apontou que do momento que a linha foi cortada, houve diversas situações que precisaram da comunicação via rádio entre as viaturas e não foi possível conseguir contato.

Segundo o funcionário, a população pode continuar fazendo as ligações para solicitar o resgate normalmente, porém, os servidores que prestam trabalho dentro da unidade móvel estão impossibilitados de entrarem em contato com outra viatura mais próxima para atendimento mais rápido. “A central vai receber a ligação, mas o rádio não presta. É como se fosse um celular sem crédito. Estou fazendo a queixa porque a gente tem essa dificuldade e só funciona assim, por meio de denúncia”, completou.

OUTRO LADO – A equipe de reportagem procurou o Governo do Estado para solicitar um posicionamento em relação à situação e questionou os motivos que levam ao corte da linha entre as viaturas e perguntou também quando o serviço seria normalizado. A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) respondeu no final da tarde desta segunda-feira, 07, que não poderia atender a demanda. (A.P.L)