Entretenimento

Literatura em noites de arraial

Tenda Literária estimula a leitura, artes e teatro entre as crianças que vão ao 26º Arraial do Anauá

Quem pensa que o 26º Arraial do Anauá só tem quadrilhas juninas e comidas típicas se enganou. O pequeno Felipe Santos, de seis anos de idade, por exemplo, preferiu a Tenda Literária a qualquer outra das mais de 100 atrações da festa, que este ano traz o tema “Do Caburaí ao Chuí: O melhor arraial do Brasil está aqui”. O evento encerrará no dia 2 de julho e só nos primeiros dias já atraiu mais de 30 mil pessoas.

O espaço possui toda uma atmosfera voltada para cultura e lazer, com uma atenção especial para as crianças. Além dos livros, a biblioteca itinerante conta com apresentações teatrais e sorteios literários. “Gostei muito dos livros e estou esperando para desenhar”, disse o pequeno Felipe, com o livro infantil “No Reino de Araucarilândia” nas mãos.

A diretora do departamento de Biblioteca Pública Infantil, da Secult (Secretaria Estadual de Cultura), Tânia Magalhães, explicou que a Tenda vem com um “Toró de Ideias”, espaço com contos, poesias e vários textos dispostos em forma de “chuva”, para chamar a atenção do público visitante.

“Durante todas as noites as crianças realizam vários trabalhos como textos e pinturas e todos os dias serão premiados os melhores trabalhos com livros de história, poesia, contos, pintura, entre outros. A tenda oferece ainda atividades lúdicas e pedagógicas, sempre com foco no estímulo à leitura”, disse.

Mas nem só as crianças aproveitam este espaço cultural. Há ainda um local aconchegante batizado de +60, destinado ao público acima de 60 anos. Também estão dispostas na tenda, informações sobre os principais pontos turísticos do Estado, sendo uma ótima pedida para as pessoas que estão visitando Roraima.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Tenda Literária começa sempre a partir das 17h, com apresentações culturais, atividades de pinturas, roda de leitura, apresentação de teatro, produção de textos e sorteios.
No Anfiteatro, o concurso de quadrilhas inicia às 19h30, com a apresentação da “Matuta Encantá”, e depois “Coração do Sertão”, “Explosão Caipira” e “Perdidos na Roça”.

No palco alternativo, às 21h, tem a apresentação do grupo “Voadores do Forró”. A partir das 22h, no forródromo, Wanderson Martinele e banda faz o povo dançar e a meia noite, a banda “Xaxado da Paraíba” sobe aos palcos.