Cultura

Livro tem participação de chef de Roraima

Em seu novo livro, Roberta Saldanha reúne 170 renomados profissionais da gastronomia

A jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha lança pela Editora Alaúde o livro Culinária brasileira, muito prazer, o resultado de mais de cinco anos de pesquisa de nossas tradições e costumes. A obra conta com a participação da chef Denise Rohnelt Araújo, como consultora culinária, e da a artesã macuxi Lidia Raposo que assinou a receita da Damorida Macuxi.

“Fui responsável por “casar” os ingredientes ou receitas tradicionais pesquisadas pela autora com os profissionais convidados para participar, contemplando assim todos os estados e regiões brasileiras” explica Denise.Além da consultoria, Denise é responsável pela introdução do livro e com receitas, entre elas, as que levam o ingrediente tucupi negro de Roraima, um dos seus objetos de pesquisa. “A minha receita autoral é Filé-mignon suíno com molho cremoso de tucupi negro e cuscuz de farinha-d’água.  De Roraima convidei a artesã macuxi Lidia Raposo para assinar a receita da Damorida Macuxi, por fazer parte da cultura alimentar e ser uma receita ancestral do povo Macuxi, e por ser a etnia com maior número populacional de Roraima. Além disso, a denominação do roraimense muitas vezes é dita Macuxi, representa muito mais esse estado que as outras etnias” explicou.

A homenagem falou sobre seu currículo e trabalho de pesquisa (Foto: Geziel Ribeiro/Folha BV)

A obra visa trazer uma espécie de “geografia da alimentação no Brasil” o livro explora uma riquíssima gastronomia por meio de ingredientes e pratos típicos de todas as regiões, além de mais de 170 receitas de grandes profissionais do país.

Culinária brasileira, muito prazer

Na obra, a autora Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que são a própria definição da cozinha brasileira (moqueca, pato no tucupi, picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada, mandioca e cachaça, apenas para citar alguns), sem deixar de lado as influências européias e africanas que moldaram o jeito brasileiro de comer.

Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, Roberta contou com a colaboração de mais de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria, que cederam receitas autorais e releituras exclusivas para compor o panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje que agora está disponível nas livrarias.

Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos (Foto: Néia Dutra/Folha BV)

São entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que mostram como os ingredientes podem ser aproveitados em preparos tradicionais ou bem inovadores. A cada receita Roberta acrescentou seu toque, trazendo detalhes acerca da criação do prato, do modo de preparar ou do produto utilizado.

Trata-se de uma obra de referência ímpar, leitura obrigatória para lambuzar os dedos, lamber os beiços e degustar a geografia culinária do Brasil.

Além de Denise, o livro conta com outros representantes da região norte, entre eles  

Deocleciano Brito (Acre), Solange Sussuarana (Amapá), Conde Aquino, Dona Brazi, Dona Chloé Loureiro (in memoriam), Elisangela Valle, Felipe Schaedler, Hiroya Takano, Maria do Céu Athayde, Milton Rôla, Valdely Kinupp (Amazonas), Daniela Martins, Dona Anna Maria de Araújo Martins (in memoriam), Dona Nena, Felipe Castanho, Ofir Oliveira, Paulo Anijar, Paulo Martins (in memoriam), Saulo Jennings, Thiago Castanho (Pará) Raunei Nascimento e Gloria Dore (Rondônia)  e Stella Romanholli (Tocantins)

Sobre a autora

Roberta Malta Saldanha é paulista e bacharel em Comunicação Social. Iniciou a carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame VIP (em São Paulo), Veja Rio e Veja (no Rio de Janeiro). Idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil, e colaborou em sua consolidação com a Segmento Editora.

Em 1994, foi convidada a planejar e executar o primeiro evento enogastronômico do Brasil – o Boa Mesa. Ao final de 12 edições, a convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo selou de vez seu amor pela culinária.

Obra traz receitas tradicionais, técnicas de preparo, curiosidades e histórias sobre ingredientes e pratos típicos do país (Foto: Divulgação)

Dedicou-se a escrever sucessos, como o Dicionário tradutor de gastronomia em seis língua (2007), cuja edição revista e atualizada rendeu o Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas (2016), assim como o Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, premiado com o Jabuti em  2012, o Minidicionário de enologia em 6 idiomas, finalista do prêmio Jabuti em 2013, o Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas, vencedor do Gourmand Awards 2016, na categoria Best Pastry & Desserts Book e o Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas, em 2017, todos publicados pela Editora Senac.

Além dessas obras, são de sua autoria os livros Sabores da Copa (2014), Vinho nacional: a história do vinho na Serra Gaúcha (2014), finalista do Jabuti em 2015, e Vinhos & Vinhas Brasileiros (2017), da Editora Arte Ensaio. E, ainda, do Vinho: histórias, particularidades e seus destilados da Boccati (2013).

Roberta é membro da Academia Brasileira de Gastronomia desde 2014.