Cultura

Livros abordam histórias indígenas ambientados em Roraima

José Vilela publica mais dois livros com temática indígena, ambientados em Roraima

O escritor mato-grossense José Vilela, radicado em Roraima há mais de 20 anos, autor de “O Guru da Floresta” e “Rapadura é doce, mas não é mole”, publicou recentemente mais dois livros: Índios em luta pela vida e Moama, ambos com temática indígena e ambientado na Terra de Makunaima.

Segundo Vilela, que é jornalista, Índios em luta pela vida é uma versão compacta do livro Xununu Tamu – uma saga indígena, publicado em 1998, pelo Governo de Mato Grosso, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Por sua vez, Moama é um romance infanto-juvenil inspirado num conto indígena, que narra a história de três adolescentes, que disputam o amor de uma jovem de origem portuguesa.

Quem faz a apresentação do livro Índios em luta pela vida é o professor da UFRR, Devair Fiorotti. Lá ele diz que o livro de “José Vilela  mais do que nunca uma obra necessária. Sim, necessária. Apesar de Roraima ser o estado mais indígena, proporcionalmente falando, a relação entre não indígenas e indígenas foi e ainda continua desastrosa. O estereótipo e a falta de informação ainda prevalecem na grande maioria dos roraimenses”.

Por sua vez, Moama é um romance infanto-juvenil (Foto: Divulgação)

Por outro lado, na apresentação de Moama, a professora Gracinara da Silva Teixeira, que é mestre em Letras, elogiou a linguagem e o conteúdo histórico da obra. E no seu texto ela comentou enfática: “Como é possível escrever uma narrativa triste – como todo genocídio é – com a leveza de quem escreve um poema? Pois é isso que José Vilela conseguiu realizar de maneira espetacular”.

Outras obras

Atualmente Vilela tem quatro obras disponíveis na Banca de Revista Playboy, localizada no centro de Boa Vista: Índios em luta pela vida (publicação da Chiado Books), Moama (Edição do Autor), O Guru da Floresta (Entrelinhas Editora) e O Profeta da Indignação (Edição do Autor). Mais informações sobre as obras podem ser obtidas com o autor pelo WhatsApp 99904.7379.