Polícia

Lojas da Avenida Ville Roy viram alvo de vândalos

Cada vez mais audaciosos, os bandidos quebram portas de vidro, destroem itens da comunicação visual, como as fachadas, aterrorizando empresários

Manter um empreendimento é um desafio diário e, além disso, há quem esteja perdendo o sono por causada onda de vandalismo em lojas que estão às margens da Avenida Ville Roy, onde a movimentação é intensa durante o dia, mas, à noite, os estabelecimentos ficam desprotegidos. As câmeras de segurança que estão em pontos comerciais ao logo da via não inibem a ação dos criminosos.

Cada vez mais audaciosos, os bandidos quebram portas de vidro, destroem itens da comunicação visual, como as fachadas, sujam as calçadas com garrafas e latas, aterrorizando empresários. Nem mesmo sendo uma área nobre da cidade, a região fica livre dos bandos.

Desde o fim de dezembro de 2018 até as duas primeiras semanas de janeiro deste ano, pelo menos cinco ocorrências envolvendo esse tipo de crime chegaram ao conhecimento do Grupo Folha. A vítima mais recente foi a empresária Leninha Cardoso. Ela relatou que, por duas vezes, sua loja tornou-se alvo de criminosos. Em ambas as situações, optou pelo registro de boletim de ocorrência numa delegacia. Apesar disso, reforçou que a falta de segurança na região, na sua avaliação dos casos, tem deixado a desejar.

“Creio que essa segunda vez ocorreu pela madrugada, pois quando chegamos à loja, ela já estava com a vidraça quebrada. A primeira vez que esse tipo de situação ocorreu foi no dia 25, e não só comigo, mas outras lojas também foram alvo desse mesmo tipo de crime”, relatou.

Outra que também passou pela mesma situação foi Evanilda Moreira. Empresária há 39 anos, ela conta que nunca havia se deparado com casos como esse antes. Para ela, as autoridades de segurança precisam se atentar para o número de ocorrências criminosas na região e tomar providências.

“Estou há seis anos com minha loja na Ville Roy e só agora é que está acontecendo esse tipo de coisa. Além do gasto com a vidraça, já que geralmente o valor é alto por conta de algumas empresas terceirizarem o serviço, ainda tem a questão do prejuízo com a loja fechada, uma vez que nós ficamos impedidos de atender o cliente durante o conserto do dano”, ressaltou.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar (PM) que, em nota, informou que a Avenida Ville Roy conta com policiamento ostensivo de forma ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive, na avenida está a sede do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Além disso, a corporação ressaltou que, para minimizar a atuação dos vândalos, vai intensificar as ações na área, de modo que poderá identificar e prender os infratores.

A PM atribuiu os atos de vandalismo a jovens que se utilizam do estacionamento do Canarinho e de uma área no final da Ville Roy para promover bebedeiras nas madrugadas dos fins de semana e ao final das noitadas, quando trafegam em seus carros e motocicletas promovem vandalismo e depredação em patrimônios públicos e particulares. (J.B)