Saúde e Bem-estar

Macaxeira pode ser consumida na dieta pré- treino

A macaxeira cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C

A macaxeira é um alimento que faz parte do cardápio do roraimense, e pode ser incluído na dieta pré-treino e substituindo a batata doce, por exemplo. De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, o tubérculo possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. 
A macaxeira cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos. A melhor forma de consumi-la seria em uma dieta balanceada acompanhada de proteínas, assim como a batata doce, as duas são tubérculos da mesma família e podem sim ser consumida com moderação antes do treino” explica.
Com 125 calorias em 100 g (considerando a versão cozida), a macaxeira  é uma excelente fonte de energia contribuindo para a prática de atividades físicas de alta intensidade. Ela substitui muito bem outras fontes como arroz, batata ou macarrão.

“Ela pode ser consumida pela manhã, por ser uma excelente fonte de energia para iniciar o dia. Mas o consumo em excesso deve ser evitado por aqueles que não querem ganhar peso” relatou. A quantidade ideal é em média 150 gramas por dia.

Nutricionista recomenda 150 gramas por dia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Como prepará-la

A macaxeira consumida cozida é o jeito menos calórico de usufruir dos benefícios do alimento. Como a casca é bem grossa, o jeito mais fácil é usar um descascador de batata ou faca bem afiada. Cozinhar em uma panela de pressão faz com que ela amoleça mais rápido. Uma pitada de sal já é o suficiente para um se tornar em um aperitivo saudável.