Cotidiano

Mães que não conseguem amamentar podem recorrer ao Banco de Leite da Maternidade

Tanto mães da rede pública quanto particular podem contar com apoio da equipe. O atendimento funciona 24 horas

Além de realizar a captação do leite materno para bebês prematuros, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil (HMI) funciona 24 horas e também oferece apoio às mães com dificuldades de amamentar. O serviço está disponível mesmo que as mulheres tenham tido seus filhos em outro hospital, inclusive os particulares.

Por mês, são realizados em média três mil atendimentos, nos quais as mãezinhas podem contar com uma equipe multiprofissional, com fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, além de técnicos em enfermagem e nutrição.

Segundo Marina Silva, psicóloga do BLH, é normal as mães terem muitas dúvidas sobre a posição correta para amamentação. Neste caso é feita uma avalição dos métodos usados, quando a equipe corrige, caso necessário.

Entre os problemas mais comuns estão a dificuldade do bebê para pegar o peito e aréola machucada. Em alguns casos as mães estão com os seios muito cheios e podem ir a unidade também para aprenderem a ordenhar o leite.

 “Aqui nos preocupamos com a mãe. Verificamos como está indo a amamentação oferecemos apoio por meio de um diálogo aberto, para que elas se sintam à vontade conosco e saibam que estamos ali para apoiá-las.”

O trabalho da equipe é reconhecido e admirado pelas mães que recebem o cuidado dos profissionais. “Me senti muito acolhida pela equipe. As meninas sempre estão dispostas a tirar nossas dúvidas e nos dar suporte. Tenho um respeito e carinho enorme pela equipe e admiro a dedicação e o trabalho que eles tem”, conta Irsla Duarte, doadora do Banco de Leite.

“Minha bebê não conseguia pegar o peito para sugar, foi então que eles me ajudaram a encontrar o melhor jeito para amamentá-la e hoje ela mama sem problema”, relata, Anny Ferreira, mãe que agora também é uma parceira do BLH.

CONTATO – As mamãe com dificuldades na hora de amamentar podem procurar ajuda no Banco de Leite, diretamente no HMI ou pelo Disk Amamentação (0800 728 0144). Se feito da maneira correta, o aleitamento materno não dói.

Os perigos da amamentação cruzada

Se uma mãe tiver dificuldade para amamentar os filhos, deixar que outra mulher faça isso não é uma opção indicada. O mesmo vale para quem tenha leite excedente e pense em amamentar o filho de outra mulher.

Contraindicado formalmente pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças, infecto-contagiosas.

Nestes casos, a orientação é procurar o Banco de Leite Humano (BLH).  A diferença fundamental para o leite doado diretamente por uma outra mãe é que no BLH o leite é tratado, pasteurizado e, por isso, isento de qualquer possibilidade de transmissão de doenças.