Cotidiano

Mães reclamam da falta de medicamentos na Maternidade

Itens básicos para a limpeza e máquina para esterilização também estão em falta na unidade

YARA WALKER

Colaboradora da FolhaWeb

Membros da Associação de Mães Amor Prematuro (AMAP/RR) entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar uma série de problemas no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), a única maternidade pública do Estado.

Presidente da entidade, Ana Késsia afirma que as dificuldades foram percebidas recentemente. Entre os pedidos da associação está o reforço na quantidade de medicamentos, como o Surfactante Pulmonar, que auxilia no desenvolvimento dos recém nascidos. 

“A UTI Neonatal está com muitas dificuldades. Gestantes internadas estão há semanas sem fazer o Eco Fetal, exame essencial para determinar a saúde do feto. A situação é desumana, e ficamos sabendo que o Surfactante Pulmonar está em falta, além de muitos outros medicamentos. A empresa responsável pela entrega de medicamentos não encaminhou todas as solicitações”, disse.

Ainda segundo ela, a máquina responsável pela esterilização de equipamentos está quebrada e a direção da unidade não deu um posicionamento de quando o problema será resolvido.

“A situação é desesperadora. As compressas de gaze, campos cirúrgicos, até mesmo os frascos que precisamos para armazenar o leite estão sendo levados por alguns funcionários para esterilizar em outros hospitais, como o HGR e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA)”, completou.

OUTRO LADO – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) já solicitou a remessa do medicamento Surfactante Pulmonar. O medicamento deve chegar ao Estado na próxima semana, conforme a programação de entrega da empresa.

Segundo a Secretaria, atualmente quase 50 bebês estão internados na unidade, que nunca teve uma demanda tão grande de internações. “Os bebês estão sendo bem assistidos e equipes médicas realizam todo o acompanhamento necessário para que eles ganhem peso e possam deixar a Unidade com saúde”, ressaltou a pasta, em nota.

A Sesau esclareceu ainda que toda a equipe técnica do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) está mobilizada para licitar e receber os medicamentos e materiais necessários para regularizar o abastecimento das unidades.

Publicidade