Cotidiano

Maioria das obras deve ser entregue até dezembro

Governo do Estado afirmou, por meio de nota, que obras como no HGR, CSE, Casa da Mulher Brasileira e Parque Anauá deverão ser finalizadas e entregues ainda este ano

Sobre a paralisação na construção de diversas obras, o Governo do Estado se pronunciou por meio de nota. Com relação ao Hospital Geral de Roraima (HGR), a atual gestão explica que recebeu a obra apenas com parte da fundação feita, apenas 3% concluída, e parada há mais de seis meses. “Atualmente, a obra já está num estágio bem avançado, com quase 83% concluídos, e caminhando para sua fase de acabamento”, informou.

A previsão da conclusão da obra é para o final do ano, mas o Estado ressaltou que existe um problema quanto ao sistema de climatização, pois “só existe uma empresa no Brasil que fornece o material necessário” e a produção é feita fora do país, o que pode causar atraso na entrega da obra.

A correção do projeto de climatização do hospital, feita por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), visa tornar o anexo do HGR como o primeiro hospital público do norte do Brasil que atende a todas as normas do Ministério da Saúde e Vigilância em Saúde.

Sobre a unidade de Radioterapia, o Estado explica que o prédio já está em fase de construção das fundações, com cerca de 10% dos serviços executados e tem previsão de ficar pronto em dez meses.

SISTEMA PRISIONAL – O Governo informou que as obras de recuperação do Bloco A do CSE já foram finalizadas e a previsão é que, até o final deste mês de outubro, a reforma dos alojamentos do Bloco B seja concluída, fazendo com que a estrutura esteja pronta para receber os socioeducandos ainda este ano.

Com relação à reforma da Penitenciária Agrícola, o Estado disse que se comprometeu em agilizar o processo de contratação da empresa que vai ser responsável pela obra. “O processo de licitação será aberto nesta semana pela Seinf. Ficou estabelecido o prazo de 30 dias para retomar a reforma, e tudo será feito dentro do prazo estabelecido”, completou a nota.

Sobre o novo presídio, o Governo apenas reforçou que a construção da unidade continua em andamento desde que as obras foram iniciadas em junho deste ano e que a empresa tem o prazo de 12 meses para finalizar a construção.

SEGURANÇA PÚBLICA – A Seinf informou que a obra da Delegacia da Mulher, localizada na Rua Pedro Rodrigues, esquina com a Avenida Terêncio Lima, foi recebida pela atual gestão paralisada, devido a problemas trabalhistas da empresa executora, o que motivou a Superintendência do Ministério do Trabalho em Roraima a pedir a paralisação dos serviços.

“A Seinf formou uma comissão de recebimento parcial da obra e, após análise, rescindiu o contrato com a empresa. Foi feito um levantamento do que seria necessário para a conclusão da obra e elaborado um novo processo, que foi encaminhado para a Polícia Civil, para que o órgão faça o empenho dos recursos para abertura de um novo processo licitatório”, assegurou.

Sobre o prédio do Instituto de Medicina Legal, o Estado informou que a obra estava paralisada desde dezembro de 2017, mas que os serviços serão retomados nesta semana.

CASA DA MULHER – A inauguração da Casa da Mulher Brasileira também está prevista para ocorrer até o final de 2018. O Governo reforçou que cumpriu todas as etapas para finalizar a obra, mas por se tratar de um convênio com o Governo Federal “tinha a dependência da aquisição da mobília, que já começou a chegar”.

O próximo passo será a realização de processos para contratação de serviços para manutenção da Casa, como limpeza e vigia, por meio de convênio federal, para que esteja apta ao funcionamento completo.

EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER – A obra da reforma do Estádio Canarinho, segundo a Seinf, teve atraso na execução dos serviços devido à necessidade de uma reprogramação e readequação do projeto original.

O Governo completa que a obra se mantém com cerca de 70% dos serviços executados e com previsão de entrega para dezembro deste ano. O investimento total da obra é de R$ 30.378.473,46. Atualmente, a contrapartida do Estado para a conclusão da obra é de cerca de R$ 5 milhões.

A previsão de conclusão das obras do Parque Anauá também é no final do ano. Na primeira etapa, os serviços estão 78% completos. Já na segunda etapa, que possui um quadro maior de construções, os serviços estão em torno de 27%. Devido ao atraso da obra, a empresa já foi notificada e multada.

Quanto ao novo prédio da reitoria da Uerr, o Governo reforçou que a empresa que executava o serviço abandonou a obra, que era financiada pela Suframa. “A Uerr tentou abrir um novo processo, mas o Estado não possui disponibilidade orçamentária para a conclusão”, explicou.

ZONA OESTE – Com relação à rede de abastecimento de água do bairro Cidade Satélite, que também irá contemplar o Residencial Vila Jardim, a Seinf afirma que está em andamento um novo processo de licitação para conclusão da obra.

“Devido à empresa responsável pela execução ter abandonado o serviço, foi procedida a rescisão contratual e, após isso, feita uma atualização orçamentária e enviada para a Caixa Econômica para análise e aprovação. Após esse processo, retornou para a Seinf proceder a licitação”.

Embora questionado pela Folha, o Governo do Estado não comentou as demais obras citadas na reportagem. (P.C.)