Cotidiano

Maioria das ruas nunca foi asfaltada

Prefeitura de Boa Vista promete que os trabalhos de pavimentação serão iniciados ainda este semestre

A maior parte do bairro Jardim Tropical, na zona oeste de Boa Vista, não foi contemplada com pavimentação e asfaltamento. Moradores da região afirmam que andar pelo bairro é uma experiência regada a obstáculos gerados pela lama e areia.

A reportagem da Folha foi ao bairro e constatou que as vias intransitáveis são as ruas 1, 3, 5, 6, 7, 8 e a avenida Abrahão Félix Lima. A rua 9, também bastante criticada por moradores, é metade asfaltada no trecho que abrange a Escola Municipal Juslany Flores.

De acordo com a dona de um salão de beleza da rua 1, Genilde Nascimento, a clientela desaparece em dias de chuva por conta da condição da rua. Ela acredita que, se a rua fosse asfaltada, mais clientes apareceriam.

“Já ouvi muitas pessoas me falarem que não frequentam o meu salão porque tem dias que ele é inacessível. Até pessoas que moram por aqui por perto preferem ir para um lugar que não tenha tantos obstáculos e não haja o risco de o veículo quebrar. E olha que essa minha rua nem é tão ruim comparada com outras por aqui”, contou.

O aposentado Anilton Santos mora na rua 9 e conta que, após as chuvas, já ficou preso dentro de casa por dois dias, devido a formação de poças profundas no entorno de sua casa. No bairro como um todo, é possível observar que mesmo em dias sem chuva, ainda existem poças de água profundas.

“Quando chove, é formada uma água alta envolta de casa. Eu fico com medo de sair, pois nunca se sabe que doença posso pegar e tenho medo de escorregar e cair. Os carros ficam quebrando direto na avenida Abrahão Félix Lima, e os motoristas acabam pagando mais de dois mil reais pelo o reparo”, afirmou.

Na rua 3, o comerciante Joel Marques conta que já atolou sua moto no lamaçal que se forma na sua rua e que continua mesmo após dias sem chuva. “Muitos caminhões passam por aqui, nas possas. Daí, por causa do peso na roda, foi criando um lamaçal profundo. Por isso, carro nenhum consegue passar naquele trajeto.

No mês passado, atolei minha moto por lá de um jeito que precisei meter o pé na lama. Fiquei todo enlameado”, frisou.

OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista afirmou, por meio de nota, que o bairro Jardim Tropical é um loteamento particular autorizado em gestão anterior, entre os anos de 2008 e 2010, que não obrigava o loteamento a fornecer toda a infraestrutura necessária, o que acabou gerando prejuízo aos compradores dos lotes.

Apesar disso, a Prefeitura de Boa Vista afirmou tem buscado recursos junto ao Governo Federal para solucionar o problema da falta de pavimentação no bairro e conseguiu garantir um pacote de obras de pavimentação, que contempla trechos, ruas e avenidas de sete bairros da capital, incluindo o Jardim Tropical. “As obras já foram licitadas e a previsão é que os trabalhos iniciem ainda este semestre nas ruas que foram contempladas”, concluiu a nota. (P.B)