Cotidiano

Mais de 30 mil pessoas disputam vagas em concurso

Os cargos mais concorridos são o de Auxiliar de Perito Criminal de Polícia Civil, Odonto-Legista de Polícia Civil e Delegado

O sonho de ingressar na carreira policial levou 30.975 pessoas a se inscreverem no concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima) que disponibilizou 330 vagas. Quatro cargos receberam o maior número de inscritos. O mais disputado é o de Agente de Polícia Civil com 7,2 mil concorrentes, seguido pelo cargo de Auxiliar de Perito Criminal de Polícia Civil com 6.515 inscritos. O cargo de Escrivão de Polícia Civil teve 6.287 inscritos, seguido pelo cargo de Delegado de Polícia Civil, com 4.819 inscritos.

Numa avaliação de concorrentes às vagas por cada cargo, as quatro mais concorridas são: Auxiliar de Perito Criminal de Polícia Civil com 434,3 concorrentes por vaga, seguindo do Odonto-Legista de Polícia Civil com 210,5 pessoas por vagas. Também para o cargo de Delegado de Polícia Civil com 137,7 concorrentes por vaga, seguido de Perito Criminal de Polícia Civil com 121,2 concorrentes disputando uma vaga.

Para a delegada geral, o concurso público é uma reivindicação antiga da Polícia Civil, vez que após 15 anos houve uma defasagem muito grande no efetivo, pois muitos policiais passaram em outros concursos, outros se aposentaram e até mesmo por falecimento.

“Nossa expectativa é de que em 2019 os novos policiais tomem posse e assim possamos reorganizar a Polícia Civil. Será um momento ímpar para a nossa classe, que necessita reforçar seu efetivo. Parabenizo a todos os concorrentes e desejo não somente sorte, mas que estudem focados para, assim, assegurarem suas vagas”, disse a delegada Geral.

O edital do concurso público foi divulgado no dia 17 de agosto de 2018, para  o provimento de 330 vagas para nove cargos, todas em classes iniciais. O anúncio surge após 15 anos do primeiro concurso público realizado pelo Governo de Roraima para a Polícia Civil, que ocorreu no ano de 2003, com a primeira turma assumindo as vagas em 19 de julho de 2004.

O subsídio inicial, após a conclusão do curso preparatório, varia entre R$ 3.035,16 até R$ 18.387,42. Do total de vagas, 10% são reservadas para pessoas com deficiência. Cada etapa do concurso terá um edital específico com as datas de convocação para o certame.

Foram disponibilizadas 330 vagas distribuídas da seguinte forma: 35  vagas para o cargo de delegado classe substituta; 06 para médicos legistas; 02 vagas para odontolegista; 14 vagas para perito criminal; 120 vagas para escrivão de polícia; 100 vagas para agente de polícia; 15 vagas para perito papiloscopista; 23 vagas para auxiliar de perito e 15 vagas para auxiliar de necropsia. Todas as vagas são para a classe inicial.

As provas estão previstas para os dias 16 e 17 de fevereiro de 2019.  O candidato deverá ser aprovado em todas as fases previstas, para a classificação no concurso, independentemente do cargo escolhido. Nesta fase do concurso, serão aplicadas as seguintes provas: objetiva, discursiva, de redação, avaliação psicológica, exames médicos, de capacidade física, prova oral e, também, a investigação relativa aos aspectos moral e social de cada candidato aprovado, de caráter eliminatório, que se encerrará somente ao final da segunda fase.

As provas objetivas contarão com 60 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, previstas para os dias 16 e 17 de fevereiro de 2019. Será respeitado o prazo para recurso e o resultado será realizado por meio de novo edital com data a ser divulgada posteriormente.

A fase seguinte do concurso será o Curso de Formação Profissional na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. O Curso de Formação terá a duração de seis meses, com carga horária mínima de 960 horas/aula, de caráter eliminatório, período em que os candidatos receberão auxílio de formação, conforme previsto no edital. Além disso, essa fase prevê a Prova Final, versando sobre o conteúdo programático das disciplinas ministradas no Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Roraima.

A confirmação das datas, dos horários e das informações sobre local para a realização das provas será divulgada oportunamente por meio de convocação a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Todas as fases do certame serão regidas por edital a ser disponibilizado no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).