Cotidiano

Mais de 300 pessoas recebem tratamento contra o tabagismo

Celebrado ontem, 29, o Dia Nacional de Combate ao Fumo teve ações educativas e palestras nas unidades básicas de saúde de Boa Vista. Ao todo, 340 pacientes recebem tratamento contra o tabagismo na cidade, distribuídos em 18 grupos mantidos pela Prefeitura de Boa Vista. Em média, 70% dos fumantes que realizam o tratamento conseguem abandonar o vício.

Na manhã de ontem, a unidade do Tancredo Neves realizou uma palestra voltada para gestantes com o tema “Combate ao fumo na gravidez”. A equipe da unidade Silvio Leite realizou o seu encontro semanal com o grupo de tabagismo, com orientações e roda de conversas com os participantes que tomaram a decisão de abandonar o cigarro.

Desde 2015, vinte e seis das 31 unidades básicas de saúde do Município foram qualificadas pelo Ministério da Saúde para realizarem o tratamento contra o tabagismo, mas apenas 18 realizam o tratamento atualmente. O tratamento é multidisciplinar e inclui acompanhamento médico, psicológico e orientação de enfermeiros e assistentes sociais. Além disso, também são formados grupos de apoio para quem deseja parar de fumar. Os pacientes são acompanhados também pelos agentes comunitários de saúde nas visitas domiciliares.

Ao procurar a unidade para tratamento, o fumante passa pela avaliação do médico e também por uma reunião do grupo de apoio para depois ser avaliado o seu grau de dependência e qual o tratamento mais adequado. “O tratamento é realizado com comprimidos, goma de mascar e adesivos de nicotina, de acordo com a necessidade de cada paciente. Tudo é fornecido pelo Município gratuitamente”, explicou a coordenadora de Combate ao Tabagismo em Boa Vista, Gilmara Alves.

O tratamento tem a duração de um ano e, segundo a coordenadora municipal, o número de recuperação chega a 70% dos pacientes. “Cada grupo de terapia tem em média 16 pacientes. Antes o número de desistências era grande, mas agora temos um bom índice de recuperação”, explicou Gilmara. Após a conclusão do tratamento, cada paciente é reavaliado e passa a frequentar as consultas médicas conforme a orientação. “O apoio da equipe multidisciplinar e dos próprios participantes dos grupos é grande para que o paciente continue firme na luta contra o tabagismo”, contou a coordenadora.

O Programa de Combate ao Tabagismo de Boa Vista já atendeu mais de 600 pessoas desde 2015. A maioria dos pacientes em tratamento são homens na faixa etária depois dos 40 anos, mas as ações educativas e de combate se estendem a todas as faixas etárias, inclusive adolescentes. “Além da reunião semanal dos grupos, também realizamos palestras de alerta aos riscos do tabagismo nas escolas de ensino médio e fundamental, através da equipe de prevenção ao álcool, drogas e tabagismo”, ressaltou Gilmara. (R.D)