Cotidiano

Mais de 300 venezuelanos participam de interiorização

A estratégia coordenada pelo Governo Federal facilita a integração de famílias de refugiados e migrantes no Brasil.

Nos dias 13 e 23 deste mês, mais duas rodadas de interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que se encontram atualmente em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, serão realizadas pelo Governo Federal. 

Nesta quarta-feira (13), um grupo de 230 pessoas será transportado para 14 cidades: Recife e Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Guarulhos e Araçariguama (SP), Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa e Conde (PB), Porto Alegre (RS), Caicó (RN), Goioerê (PR) e Feira de Santana (BA). Já no sábado (23), 130 venezuelanos chegam à cidade de Dourados (MS).

Às 8h desta quarta-feira (13), o voo partirá de Boa Vista, capital de Roraima, com destino a Recife, onde vão desembarcar 63 pessoas, sendo que 24 seguirão para Igarassu, 31 vão para o estado da Paraíba e oito trocarão de aeronave com destino ao Rio Grande do Norte.

De Recife, a aeronave segue para Guarulhos, onde desembarcam 123 venezuelanos. Destes, 11 trocarão de aeronave e seguirão para o estado do Paraná, enquanto 16 vão para o Rio Grande do Sul. De Guarulhos, o último destino é Rio de Janeiro, onde desembarcam 44 pessoas. Destas, 17 seguirão para Brasília e 15 para Cuiabá. Mais 4 venezuelanos seguem de avião comercial de Boa Vista para Feira de Santana (BA).

No sábado (23), outro grupo de 130 pessoas sairá de Boa Vista (RR) rumo a Dourados. Para esse deslocamento, foi feito um acordo entre a Operação Acolhida e uma empresa alimentícia, que sinalizou oportunidades de trabalho para os beneficiários. O perfil é composto, principalmente, por homens venezuelanos solteiros. O deslocamento destes beneficiários ocorrerá com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que oferecerá bolsas de auxílio temporário aos venezuelanos realocados, e da Organização da ONU para Migrações (OIM), que fretará o avião.

Operação Acolhida

A Operação Acolhida, que completará um ano no dia 23 de março de 2019, é uma iniciativa para operacionalizar a assistência emergencial para o acolhimento de migrantes provenientes da Venezuela que se encontram em situação de vulnerabilidade, decorrente do fluxo migratório provocado por crise humanitária.

A estratégia de interiorização é coordenada por um Subcomitê Federal que envolve nove ministérios, em articulação com governos de estados e municípios receptores e organizações não governamentais. Além do ACNUR e da OIM, outras agências da ONU diretamente envolvidas com a estratégia de interiorização são o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Juntas, estas organizações identificam locais de acolhida ao redor do país, realizam melhorias estruturais nos abrigos, prestam orientação sobre as cidades de destino, organizam a viagem e o receptivo nos novos destinos, além de conscientizar o setor privado para a absorção da mão de obra refugiada. Especial atenção é dada às mulheres, crianças e grupos mais vulneráveis.

Em Boa Vista, as pessoas que aderem voluntariamente à estratégia de interiorização são registradas, documentadas e imunizadas, além receber informações sobre as cidades de destino, e materiais informativos sobre o acesso a serviços e assistência à saúde. As pessoas interiorizadas são acompanhadas durante o voo até as cidades de destino.

O intuito da estratégia de interiorização é reduzir o impacto da chegada de refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, permitindo que tenham novas oportunidades de integração e ingresso no mercado de trabalho, recomeçando suas vidas e contribuindo para o crescimento das novas comunidades de acolhida.