Cotidiano

Mais de 450 imigrantes ainda cruzam fronteira todos os dias

Antes de ser fechada por Maduro, eram pelo menos 600 venezuelanos cruzando a fronteira diariamente

Mesmo após 20 dias de fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela determinado pelo governo de Nicolás Maduro, os imigrantes continuam atravessando para o lado brasileiro, quer seja para apenas comprar alimentos em Pacaraima ou Boa Vista e retornar para o país vizinho, ou para pedir refúgio.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Operação Acolhida, do Exército Brasileiro, pelo menos 450 imigrantes cruzam a fronteira todos os dias buscando melhoria de vida no Brasil. 

Antes do fechamento, eram pelo menos 600 venezuelanos cruzando a fronteira diariamente. Porém, logo nos primeiros dias após a determinação de Nicolás Maduro, esse número caiu para cerca de 150 imigrantes por dia. Já na última semana, subiu novamente para quase 450 venezuelanos entrando no Brasil, índice que vem se mantendo, de acordo com a Operação Acolhida.

“A fronteira ainda está fechada do lado venezuelano e a Operação Acolhida continua recebendo os imigrantes”, informou a assessoria. 

Quanto ao fato dos imigrantes estarem buscando caminhos alternativos para fugir da crise na Venezuela, a assessoria da Operação Acolhida afirmou que “não os tem questionado sobre o uso dessas rotas, sobre a dificuldade para chegar ao Brasil nem sobre a atuação da Guarda Nacional Bolivariana.

A reportagem também manteve contato com o assessor de comunicação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, tenente-coronel Alysson, responsável pela divulgação das ações da Operação Controle, na fronteira com a Venezuela.

“A fronteira permanece fechada, mas os venezuelanos que dependem de Pacaraima estão buscando rotas alternativas para atravessar”, destacou. “Por algumas dessas rotas passam veículos e motos e existem outras por onde eles se deslocam a pé, mas temos postos de controle e fiscalização em todos esses pontos”, afirmou.

O tenente-coronel explicou que, pelo fato da fronteira do lado brasileiro não estar fechada, é permitida a entrada dos imigrantes, após a fiscalização. 

“Estamos fiscalizando todos os imigrantes que entram e os que saem. E nosso setor de estatística mostra que a grande maioria que vem ao Brasil compra gêneros alimentícios e retorna horas depois”, relatou. “Já aqueles que desejam seguir para Boa Vista, são orientados a realizar os trâmites legais ainda em Pacaraima, antes de passarem pelo nosso posto de controle na Sefaz, porque só seguem para Boa Vista os imigrantes que estiverem com toda documentação regularizada, seja para turismo ou para a imigração”, acrescentou.

“A princípio, todos os imigrantes que tentam sair da Venezuela são ‘bloqueados’ pela Guarda Nacional Bolivariana, e os que estão cruzando a fronteira por rotas alternativas é porque desbordaram, de alguma forma, a Guarda Nacional”, concluiu.