Cotidiano

Mais de 550 mil estudantes fazem o Enade neste domingo

A prova é voltada para medir o conhecimento de alunos que estão em fase de conclusão cursos de graduação

Mais de 550 mil universitários de todo país participam neste domingo, 25, das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. A prova é voltada para medir o conhecimento de alunos que estão em fase de conclusão cursos de graduação.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova é obrigatória e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. Mesmo aqueles que não responderam o Questionário do Estudante podem fazer a prova, bastando apenas consultar o coordenador de seu curso para saber o local onde será aplicada a prova.

O Enade deste ano será aplicado às 13h30 (Horário de Brasília). Os portões dos locais de prova serão abetos às 12h e fechados às 13h. A prova é composta por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

Em Formação Geral são 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A de Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 vinte e sete de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

CURSOS EM AVALIAÇÃO – Este ano, o Enade vai avaliar 27 áreas. De bacharelados, os cursos avaliados são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Na área tecnológica, os cursos avaliados são: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

SOBRE O ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

*INFORMAÇÕES: Ministério da Educação (MEC).