Cotidiano

Mais de 600 são atendidos em primeiro dia de matrículas

No primeiro dia de funcionamento da Central de Matrículas para vagas remanescentes no Ensino Fundamental, ontem, 14, mais de 600 pais de estudantes que não fizeram parte do remanejamento automático de alunos para séries seguintes, ou simplesmente gostariam de ser transferidos para outra instituição, foram atendidos na Escola Estadual Monteiro Lobato, no Centro. Ainda restam pouco menos de duas mil vagas disponíveis e os atendimentos ocorrerão até amanhã, 16.

Para muitos, a central veio a calhar para alguns dos problemas que pais vêm enfrentando para matricular os filhos no sistema público estadual de ensino, uma vez que, com os remanejamentos, o número de vagas é reduzido. A manhã foi marcada pelo atendimento a quase 500 pais. Muitos acreditavam que só seriam atendidos até ontem. Pela tarde, o movimento foi mais tranquilo, mas ainda assim, agitado.

“Eu vim de outro Estado e estava procurando um lugar que seja próximo de onde estamos morando, no Senador Hélio Campos. Eu não faço ideia de onde essa escola fica, pois sou nova na cidade, mas pelo que me disseram, é perto. Entretanto, pelo que já pesquisei, vai ser necessário ter uma logística para levar eles, o que será um desafio”, apontou uma geóloga que se mudou recentemente do Amazonas para Boa Vista, mãe de dois filhos. Ela conseguiu vagas na Escola Estadual Raimunda Nonato Freitas, no bairro Santa Tereza.

Elvis Keby, que veio da região do Passarão, Zona Rural de Boa Vista, e atualmente está morando no Santa Luzia, disse que o lugar mais próximo onde conseguiu vaga para seu filho foi na Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, no Sílvio Leite.

“Eu andei por todas as escolas na região que circula o bairro e adjacentes. Não tinha uma vaga sequer. Fiquei desesperado, então o atendimento aqui foi uma forma de pelo menos tentar me orientar. Foi até que bastante rápido, menos de 30 minutos, mas acabei em um local que não era o que consideramos ideal”, afirmou.

A estudante universitária Renata Mendes afirmou que sua filha foi transferida da Escola Estadual Maria da Conceição, no Senador Hélio Campos, para o Monteiro Lobato, Centro.

“Nós viemos aqui com medo, pois como vimos que a manhã estava bem agitada, achamos que ficaríamos aqui por horas. A minha filha foi transferida para o próprio Monteiro Lobato, na metade do ano passado, e não conseguiu terminar o 9° ano aqui, pois não havia professor de matemática no colégio anterior. Estávamos tentando encaixar ela de volta, mas não há mais vagas. Então, viemos ver o que pode ser feito”, explicou.

CENTRAL DE MATRÍCULAS – Após atender o Ensino Fundamental, a Central de Matrículas iniciará o atendimento para o Ensino Médio na quinta, 17, e sexta-feira, 18. Na próxima semana, segunda, 21, e terça, 22, serão atendidos os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Ao chegar à unidade, os pais ou responsáveis devem pegar uma senha de atendimento prioritário ou normal. Quando chamados, eles são encaminhados à sala onde serão identificadas escolas com vagas disponíveis que fiquem mais próximo da residência do aluno. Não é necessário levar nenhum tipo de documento relacionado à escolaridade do aluno nesta etapa do processo. Após ser localizada a escola, é feito um encaminhamento para que os pais ou responsáveis se direcionem até a unidade para efetuar a matrícula. (P.B)