Cotidiano

Mais de 80% dos atendimentos em Roraima são on-line 

A Delegacia da Receita Federal em Roraima anunciou o lançamento de duas novas ferramentas de atendimento eletrônico à disposição do contribuinte. Trata-se do Dossiê Digital de Atendimento a Distância e do Chat RFB. A partir de agora, os serviços como Certidão Negativa de Débitos de Pessoa Jurídica (CND PJ) e Regularização de Débitos de Pessoa Física poderão ser obtidos pelo site receita.fazenda.gov.br sem a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento a uma unidade de atendimento presencial.

Com mais essa ferramenta, o delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, informou que hoje 83% dos atendimentos no Estado são feitos pela internet. Apenas 17% dos usuários preferem a forma presencial, o que representa cerca de 250 atendimentos por dia com os servidores da Receita. 

“A maior parte desses atendimentos é para tirar CPF e ver sua situação fiscal. Nossa meta agora é fazer com que o contribuinte não tenha que se deslocar para a Receita Federal para ter sua demanda atendida, pois isso pode ser feito pela internet”, afirmou.

Para ser atendido, o usuário tem que acessar o site e criar um código de acesso, porém parte das consultas nem precisa do código. 

“Percebemos que tem uma parte do nosso público que tem carência de entender e conhecer as ferramentas que colocamos à disposição, por isso temos o autoatendimento orientado em que o usuário aprende a lidar com nosso programa na internet”, explicou.

Ele ressaltou que as novas facilidades fazem parte do projeto “Novos Paradigmas no Atendimento da Receita Federal” e os serviços prestados de forma eletrônica devem ser progressivamente ampliados. 

Essas novas funcionalidades permitirão maior agilidade na prestação do atendimento. Somente para a CND PJ, estima-se um ganho de 30% na disponibilidade do serviço para o contribuinte, considerando a sua demanda reprimida em 2018.

“Essa implementação da tecnologia é algo natural do mundo moderno e na Receita Federal buscamos disponibilizar para facilitar a vida do contribuinte que não vai precisar vir até a Receita para tirar uma certidão negativa. Pelo site ele vai fazer isso”, disse.

Ele explicou que a Receita já coloca à disposição a emissão de certidão pelo site, porém, caso o contribuinte apresentasse alguma inconsistência, a certidão era emitida negativa. 

“O contribuinte que não tem pendência já tira a certidão de qualquer lugar pelo site. Agora, quem tiver alguma pendência, também poderá ter esse benefício bastando apresentar alguma justificativa e será emitida a certidão positiva de efeito negativo, que até então só era emitida de forma presencial”, informou.

Além dessa novidade, Rubim ressaltou que a Receita oferece uma gama de atendimentos eletrônicos que o contribuinte pode acessar pelo site, sem a necessidade de ir até a Receita.

Entre os principais atendimentos eletrônicos pelo site, o delegado destacou os serviços de extratos de processamento (resumo de declaração do Imposto de Renda), onde aparece se caiu na malha fina ou se tem alguma inconsistência; antecipação de entrega de documentos; responder intimação ou retificação da malha fiscal; obter cópias de declaração; de recibo da entrega; de multa por atraso de entrega; notificação; revisão de lançamento; preencher a declaração on-line; baixar arquivos de declaração entregue; emitir Darf; alterar cotas de Imposto de Renda e consultar restituição.