Cotidiano

Mais de R$ 30 mil são arrecadados para crianças com câncer

Rorainópolis abraçou a causa pela primeira vez

Exemplos de solidariedade em prol de crianças acometidas com câncer, como a caminhada “Passos que salvam”, ganham força em todo o território nacional. No último domingo, dia 25, Boa Vista e Rorainópolis integraram as 600 cidades brasileiras que participaram, simultaneamente, da caminhada que aconteceu às 8h. Boa Vista participou do evento pela segunda vez, enquanto Rorainópolis abraçou a causa pela primeira vez.   

No município do Sul do Estado, que tem cerca de 30 mil habitantes, foram vendidos 880 kits e o  valor arrecadado foi de R$ 30.800,00. Toda a quantia já foi depositada numa conta específica do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos. A unidade de tratamento mantém-se basicamente de doações. Dentre as campanhas de arrecadação está a caminhada “Passos que Salvam”, que é específica para a Ala Infantil.

A coordenadora da Caminhada em Rorainópolis, Joice Camilo, ressaltou a importância de ações como a que foi realizada no último fim de semana. “Nós abraçamos a causa porque é de extrema importância, não só por conta do objetico de arrecadar, mas de alertar as pessoas quanto aos sinais. O câncer infantil tem uns sintomas muito parecidos com as doenças corriqueiras. As pessoas acabam não se atentando para os sintomas e acabam tendo um diagnóstico tardio. O grande objetivo é que se tenha um diagnóstico precoce, porque a chance de cura é mais de 90%”, disse.

Um outro fator importante é que, na cidade em se que realiza a caminhada “Passos que salvam”, o Hospital de Barretos dá a oportunidade de dois enfermeiros e um médico serem capacitados para o  diagnóstico precoce. “Então, Rorainópolis, a partir de agora vai enviar três profissionais, que irão para dentro do Hospital, para fazer uma capacitação gratuitamente. Como consequência disso, iremos evitar as terríveis mortes de crianças”, destacou Joice.

Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada pelas ruas do segundo maior município do Estado. Atualmente algumas crianças de Rorainópolis estão internadas no Hospital de Amor, fazendo um tratamento. Em julho deste ano, a Unidade de Saúde recebeu o título de melhor Hospital da América Latina em tratamento oncológico para crianças. A expectativa é de que no próximo ano o número de participantes seja maior. (J.B)