Saúde e Bem-estar

Manter a carteira de vacinação em dia previne doenças

Quem viajar de Roraima para outros Estados, deva estar atento principalmente às doses contra o Sarampo

Período desejado por todos, as férias são o momento perfeito para poder descansar e deixar os problemas de lado. Porém, mesmo nessa hora, a saúde deve estar em primeiro lugar, a fim de evitar problemas que possam estragar os planos de lazer. Uma das maneiras cuidar da saúde é mantendo a carteira de vacinação em dia.

Para quem vai deixar Roraima durante às férias, é essencial manter as doses em dia, principalmente as de sarampo. O boletim do Núcleo de Controle de Doenças Exantemáticas da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), divulgado no dia 7, mostra que o Estado já notificou 570 casos da doença e confirmou 349 até o momento.

O gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Rodrigo Danin, alertou que que a população precisa estar atenta. “O cuidado é principalmente para evitar ser contaminado no local para onde se está indo. No retorno, além de estar doente, é possível que o viajante transmita essa doença”, pontuou.

Acadêmico de do curso de Jornalismo, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), Luan Correia mora há mais de três anos em Boa Vista e faz questão de manter a carteira de vacinação em dia. O hábito não poderia ser esquecido durante as férias, quando Luan viaja até Santos-SP, para visitar a família.

“Quando você sai da zona de conforto, começa a se preocupar com algumas coisas que antes não lhe passavam pela cabeça. Agora estou sempre de olho na carteira de vacinação e nas campanhas que aparecem. É preferível prevenir do que remediar”, disse.

Gabriele Lira é estudante de Engenharia Civil e irá aproveitar as férias em Curitiba, capital do Paraná. Ela também está com a carteira de vacinação em dia. “Acredito que seja necessário estar sempre prevenido contra qualquer doença. Assim posso viajar mais tranquila e aproveitar cada momento”, explicou.

O MS (Ministério da Saúde) alerta a população do risco não só do sarampo, mas também de outras doenças, como a febre amarela, além das hepatites A e B. Para quem está viajando para outros Estados, ou para o estrangeiro, o MS criou o Portal do Viajante, onde há dicas que auxiliarão o viajante a manter a saúde em dia.

Vale ressaltar que a população deve buscar as salas de vacina roraimenses para manter a carteirinha atualizada. As vacinas, principalmente as doses contra o sarampo, são disponibilizadas o ano todo nesses locais, já que são vacinas de rotina. Prevenido contra qualquer doença, o viajante pode curtir as férias sem a menor preocupação.