PUBLICIDADE
SAÚDE
Médica dá dicas para garantir férias seguras das crianças
A médica Leidiana Nobles dá dicas de segurança para o período de férias escolares
Por Folha Web
Em 29/01/2019 às 09:33
“Para as crianças o indicado é usar sempre um fator de proteção alto, no mínimo 50” explica a médica (Foto: Divulgação)

Férias escolares é um momento para se divertir e relaxar com a família. E quem tem criança em casa sabe que os pequenos querem sempre aproveitar ao máximo esse período. É nessa hora que os pais e responsáveis precisam redobrar a atenção para não deixar nada tirar a alegria dos pequenos.

A médica Leidiana Nobles dá dicas de segurança para o período de férias escolares, entre elas, está o uso do protetor solar, mesmo em dias que não sejam de piscina, banho ou praia.

A importância é do uso de protetor solar para crianças, praticamente a mesma em todas as idades: evitar queimaduras, o aparecimento de manchas e o câncer de pele. “Para as crianças o indicado é usar sempre um fator de proteção alto, no mínimo 50” explica a médica. Porém, deve-se dar preferência aos produtos específicos para a faixa etária. É importante conversar com um pediatra, para que ele possa indicar o mais adequado para a pele da criança.

No período das férias, os pais também devem ficar atentos a alimentação das crianças (Foto: Divulgação)

A aplicação deve ser feita cerca de 30 minutos antes da exposição solar. Lembre-se de reaplicar a cada duas horas. “Os pais devem primeiro lavar a pele da criança antes de aplicar o protetor solar, enxugar com a toalha e em seguida passar o produto. Já que a pele úmida, irá absorver bem mais fácil o produtor e proteger mais” explica.

Alimentação

No período das férias, os pais também devem ficar atentos a alimentação das crianças. “As crianças gastam muita energia, e muitas vezes os pais preparam os lanches com alimentos poucos nutritivos, vale ressaltar, que na fase de crescimento e desenvolvimento, é importante ter uma dieta saudável e leve para que as crianças não sintam mal-estar” relata.

A aplicação do protetor deve ser feita cerca de 30 minutos antes da exposição solar (Foto: Divulgação)

Nas férias, as crianças também têm o costume de acordar tarde e perder algumas refeições como o café da manhã e o lanche da manhã. “A alimentação da criança deve ser sempre preservada, independente das férias, os pais devem manter uma dieta balanceada com frutas e legumes e manter uma rotina que não deve ser mudada, mesmo com os dias de folga” reforça. Vale ressaltar a importância de manter as crianças sempre bem hidratadas em dias ensolarados, pois com o passar do dia e o calor, a tendência é que a criança fica desidratada.

Veja a seguir a entrevista no Programa Folha Saúde + #13 com a Dra. Leidiana Nobles:

***
Gostou?
1
1
PUBLICIDADE
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
PUBLICIDADE