Política

Médica é nomeada nova adjunta da Saúde

Com a atual nomeação, sobe para sete os nomes de gestores da Sesau nos últimos oito meses, entre titulares e adjuntos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sofreu nova mudança na gestão. Conforme o decreto nº 1558-P, divulgado no Diário Oficial do Estado, foi nomeada como secretária adjunta a médica Patrícia Renovato de Oliveira Freitas.

Em nota, a secretaria informou que Patrícia se graduou em Medicina no ano de 2005 e é especialista em clínica médica e medicina de urgência. Também exerceu a função de Coordenadora Geral da Atenção Especializada em março deste ano e atuou no Hospital Geral de Roraima, no Pronto Socorro e na Unidade de Terapia Intensiva, até assumir a Secretaria adjunta da Saúde de Roraima.

Vale ressaltar que Patrícia é esposa de Márcio Antônio de Oliveira, atual Diretor do Museu Integrado de Roraima, também membro da equipe do Governo do Estado.

A nomeação de Patrícia acontece após a exoneração do ex-secretário adjunto da Sesau, Elias Carvalho. O médico, que também é empresário, solicitou a exoneração ao governador Antonio Denarium (PSL) sob alegação de motivos pessoais.

Em comunicado publicado pelo ex-secretário, Elias agradeceu a temporada em que esteve à frente da Sesau e informou que irá se dedicar a sua vida de empresário. “Estou com projetos novos. Minha clínica de estética demanda muita dedicação e tempo, mas estamos juntos no Hospital Geral de Roraima (HGR) e onde for preciso para solucionarmos ou ajudar a amenizar os problemas da saúde, pois esta é coisa séria e precisa ser tratada com zelo, carinho e responsabilidade”, declarou em suas redes sociais.

NOMEAÇÕES – Com a atual nomeação, sobe para sete o número de nomes de gestores da Sesau nos últimos oito meses, entre titulares e adjuntos. Ainda na época da intervenção federal, em novembro de 2018, o governador Antonio Denarium nomeou o médico Ailton Wanderley para ocupar a Sesau. 

Em abril, Ailton saiu da pasta após denunciar um suposto esquema de corrupção implantado na saúde, envolvendo empresas terceirizadas ligadas a políticos do Estado. 

Em seu lugar foi nomeado o coronel do Exército Brasileiro, Élcio Franco, para atuar como titular da pasta. O militar era natural de Minas Gerais e estava em Roraima desde dezembro passado, quando começou a intervenção federal.

No período de dois meses à frente da Sesau, a gestão de Franco foi marcada por denúncias de falta de materiais, equipamentos e profissionais de saúde, na Capital e no interior do Estado, além do pedido de intervenção federal no Hospital Geral de Roraima pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR).

No mesmo período, foi pedida a prorrogação do estado de calamidade pública na saúde pelo governador Denarium e a criação de uma comissão para apurar a responsabilidade de servidores frente às reclamações dos usuários das unidades hospitalares da rede estadual.

Em junho, o governador exonerou Élcio e nomeou a atual secretária de saúde, a advogada Cecília Smith Lorezon. Ela ocupava o cargo de vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), além de ser professora de Direito em uma instituição de ensino superior. 

Também em junho, foi exonerado o secretário-adjunto de Saúde, Eduardo José Cunha Morais, a pedido do próprio servidor. Já em julho deste ano, Denarium nomeou Francisco Monteiro Neto como novo-secretário adjunto da Sesau, cargo que também ocupa até hoje, agora, ao lado de Patrícia. (P.C.)