MITOS E VERDADES
Médico explica o que pode e o que não pode para pacientes diabéticos
Por Raisa Carvalho
Em 10/10/2018 às 03:55
As dúvidas mais comuns, são referentes a dieta dos pacientes diabéticos (Foto: Arquivo Folha)

Se você controlar o diabetes adequadamente, você pode prevenir ou adiar as complicações. De acordo com uma pesquisa realizadas nos Estados Unidos, as condições associadas ao diabetes causam mais mortes do que o câncer de mama e a Aids, juntas. Duas em cada três pessoas com diabetes morrem em função de problemas cardiovasculares ou derrame.

As dúvidas mais comuns, são referentes a dieta dos pacientes diabéticos, quais são os alimentos proibidos? Quais aqueles que são mais indicados? O médico endocrinologista César Penna, tira as principais dúvidas. Confira.

Substituir o mel pelo açúcar é o mais indicado?

O mel também contém sacarose (açúcar) e, portanto, não deve ser utilizado pela pessoa portadora de Diabetes”, explica.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas?

Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade. Podem ser consumidos, porém em pequenas quantidades.

Massas e pão fresco podem fazer parte da dieta do diabético?

Estes alimentos tem composição semelhante à do arroz e à da batata e, portanto, podem ser consumidos. Basta observar a equivalência deles, fazendo a substituição indicada.

Diabéticos podem consumir água com gás e sucos industrializados?

Não. Ela é considerada um refrigerante, e como tal, contém açúcar. Não devemos nos enganar com o sabor amargo. Esses líquidos são dados como mais saudáveis mascarando o açúcar presente na bebida.

Os produtos dietéticos podem ser utilizados à vontade?

Não. Os produtos dietéticos não contém açúcar, porém são compostos por outras substâncias que tem calorias e que também devem ser controladas pelos pacientes. O produto dietético pode ser consumido como uma sobremesa, com moderação, verificando sempre o rótulo da embalagem.

As frutas podem ser consumidas à vontade?

Não. Frutas mais doces devem ser consumidas de acordo com as quantidades permitidas no cardápio diário, pois o produto final do metabolismo da frutose é a glicose.

O chocolate dietético pode ser utilizado pelo diabético?

Pode. O chocolate dietético é isento de sacarose, porém deve ser utilizado com moderação, pois contém valor calórico e, em uma dieta de perda de peso, ou de controle de peso no diabético, as calorias permitidas podem ser ultrapassadas.

O diabético pode tomar suco de frutas?

Os pacientes devem evitar os sucos de frutas, pois a absorção da frutose e a transformação para sacarose se dará de forma mais rápida no organismo. As frutas devem ser consumidas sob a forma natural, de preferência com casca e bagaço.

***
Gostou?
7
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!