Meditação e ioga auxiliam no bem estar e evitam ansiedade - Folha de Boa Vista
SAÚDE
Meditação e ioga auxiliam no bem estar e evitam ansiedade
As técnicas diminuem a concentração no corpo de substâncias prejudiciais à saúde física e mental
Por Folha Web
Em 19/01/2020 às 12:20
Foto: Divulgação

Não é de hoje que práticas como ioga e meditação são indicadas para aplacar a tensão do dia a dia. E, ao tentar entender melhor essa relação, os cientistas descobriram que aqueles que realizam essas atividades regularmente têm níveis menores do fator nuclear ‘kappa B’ que controla um gene relacionado à produção da citocina, que, por sua vez, aparece no corpo em períodos de alto estresse.

Essa substância não é nociva. Na verdade, é essencial não só para o bom funcionamento do organismo como para a sobrevivência em si — está vinculada ao mecanismo de luta ou fuga, que faz com que a gente reaja rapidamente a situações ameaçadoras. O problema começa quando a citocina fica circulando em excesso, mesmo em circunstâncias normais do dia a dia, o que já foi vinculado a doenças mentais, câncer e envelhecimento acelerado.

O levantamento feito por cientistas das universidades de Coventry e Radboud na Inglaterra e Holanda, respectivamente, somou 18 estudos com um total de 846 participantes analisados ao longo de 11 anos, em média.

“É preciso fazer mais para entender esses efeitos em profundidade. Por exemplo: como eles se comparam com outras intervenções saudáveis, como ginástica e alimentação balanceada”, diz a psicóloga Ivana Buric, que liderou o time de cientistas. “Mas essa é uma base importante para ajudar outros pesquisadores na exploração dos pontos positivos dessas práticas”, conta.

A boa notícia é que ninguém precisa dispor de muito tempo para experimentar as vantagens citadas acima. Outro estudo, agora da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que fizeram 20 minutos de exercícios respiratórios simples tinham taxas menores de citocina em comparação com quem passou o mesmo tempo lendo.

Outros benefícios

O ioga alia benefícios físicos e qualidade de vida por meio de exercícios antiestresse que refletem o bom funcionamento de todo o organismo.

Os benefícios do ioga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem.

O ioga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia.

Ioga é bom para…

O que a ciência diz sobre os efeitos do método na saúde

Ansiedade
Meditar e controlar a respiração apazigua o estresse.

Depressão
A sensação de bem-estar atribuída às sessões ajuda no tratamento.

Hipertensão
Ao baixar o nível de nervosismo e modular a respiração, há uma baixa na pressão arterial.

Tabagismo
Exercitar o autocontrole, algo proporcionado na ioga, é crucial para largar o vício.

Insônia
Ao trabalhar a mente e o corpo, o método viabiliza melhores noites de sono.

Câncer
A técnica dá gás e ânimo para quem está se tratando da doença, o que eleva as chances de reabilitação.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!